Curioso e perigoso. Ao menos três jacarés foram flagrados, durante este fim de semana, andando pelas ruas de Porangatu, no norte goiano. Os vídeos foram feitos por moradores da cidade.
De acordo com a prefeitura, três animais foram capturados, sendo um no sábado (4) e outros dois no domingo (5). Eles foram levados para uma área de preservação ambiental.
Em um dos vídeos, um jacaré é flagrado caminhando na rua enquanto chove, em meio a uma enxurrada. No outro, o réptil está andando na calçada de um colégio, no Centro da cidade. Não se sabe se é o mesmo animal nos vídeos.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o órgão não recebeu nenhuma solicitação sobre a vistoria da ocorrência. Entretanto, foi informado que os “jacarés da lagoa grande da cidade já começaram a ser removidos este mês em uma força tarefa que envolve ambientalistas e corpo de bombeiros com autorização do Ibama”.
Em vídeo divulgado nas redes sociais da prefeitura da cidade na tarde desta segunda-feira (6), a engenheira ambiental Maristela Rodrigues afirma que a situação já aconteceu na cidade em anos anteriores e que é normal os animais buscarem novos abrigos em tempos chuvosos.
Maristela afirma que a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros. ” Não tente fazer a captura, pois se trata de um animal silvestre. Não há motivo para pânico, solicite a presença dos bombeiros, que são treinados para fazer a captura e remoção desses animais.”, disse.
O Corpo de Bombeiros ainda orienta que quem flagrar o animal deve manter a devida distância do réptil, já que ele pode reagir e até atacar as pessoas.
Veja o vídeo:
Em Porangatu, menino teve braço amputado ao ser atacado por jacaré
Em junho deste ano, um bebê de um ano e oito meses foi atacado por um jacaré na Lagoa Grande, em Porangatu. De acordo com a mãe da vítima, a babá tirou o menino da boca do jacaré.
O médico do Samu Centro-Sul, Juliano Ferreira, afirma que o jacaré teria arrastado o menino para a água, momento em que a babá o salvou.
A criança precisou ter o antebraço direito amputado por causa da gravidade dos ferimentos. Segundo a equipe médica, a articulação do cotovelo do menino foi preservada, o que possibilita a implantação de uma prótese futura.
Dias após o ataque, o jacaré foi morto após tentar atacar o tio da criança que foi até o lago da cidade buscar alguns pertences que ficaram no local.