Já está disponível o simulador do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para que os contribuintes possam calcular o valor do tributo que deve ser cobrado em 2022 de imóveis localizados em Goiânia.
O simulador online foi disponibilizado após mudanças de cálculo com a sanção do novo Código Tributário Municipal (CTM). A entrega do simulador foi feita pela Secretaria Municipal de Inovação, Ciências e Tecnologia (Sistec) e foi testado por servidores da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin).
O serviço já havia sido prometido pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) após a cobrança dos contribuintes em entender o novo cálculo.
Simulador do IPTU 2022: veja como calcular o tributo
Para calcular e prever o novo valor do tributo, o contribuinte deve acessar o site da Prefeitura de Goiânia, ir na aba de “IPTU e ITU” e, em seguida, clicar em “simulação de IPTU”.
O contribuinte deve então colocar o número de inscrição cadastral do imóvel, desta forma saberá o valor que deve ser cobrado no próximo ano. Além disso, também é possível consultar qual seria o valor cobrado sem a reforma do Código Tributário Municipal (CTM).
Com o novo modelo de cobrança, cerca de 51% dos imóveis residências e 25% dos não-residenciais devem ter desconto ou isenção do IPTU. A avaliação para o novo cálculo leva em conta as benfeitorias feitas nos imóveis, como energia solar, lavabo, sauna, churrasqueira, suítes e outras.
Além disso, como forma de obter aprovação na Câmara, foi inclusa uma determinação que impede qualquer reajuste acima de 45%, diluindo o aumento para os próximos anos. O limite de aumento foi proposto após pressão de representantes de condomínios fechados, em uma audiência pública.
O limite de 45% de aumento não será aplicado para imóveis que tenham sido incluídos no cadastro imobiliário a partir de 2 de janeiro deste ano, nem para imóveis que venham a sofrer alterações no tamanho da área de terreno ou edificada ou no uso do imóvel.
Clique aqui e faça o cálculo.