Seja planejada ou não, uma gravidez sempre surpreende, principalmente por ser um assunto tão profundo, que influencia toda a família e se trata da chegada de um novo membro que obriga a mãe a iniciar os primeiros passos para começar a se cuidar.
A mulher que carrega um bebê na barriga necessita da atenção de todos neste momento tão especial. Contudo, ela mesma, ao confirmar a gestação, deve pausar e começar a planejar os próximos meses, pois agora ela estará 24h acompanhada pelo seu bebê, seja em seu ventre ou depois, no período da amamentação.
As questões relacionadas à saúde devem ser priorizadas.
Começando a se cuidar durante a gestação
Ter uma outra vida humana dentro de si é uma experiência surreal, que apenas quem vive consegue descrever. Junto com o exame positivo de gravidez, comumente vem também um misto de sentimentos para a gestante, como a insegurança, sensação de fragilidade, força, alegria e esperança.
A gravidez também causa alterações hormonais que podem deixar a mulher um pouco irritada, mais sensível, podendo ficar com as emoções à flor da pele. Estar em dia e segura com o próprio corpo pode trazer maior estabilidade emocional.
Primeiro passo
Procurar um bom médico para iniciar o pré-natal sem dúvida é o primeiro passo que uma gestante deve tomar após confirmar que vai ser mãe.
Durante o pré-natal o médico pedirá uma bateria de exames para saber se está tudo bem com a gestante. É possível que logo no início o profissional da saúde também solicite uma ultrassonografia para saber como anda o bebê, o seu tamanho e o tempo gestacional.
O médico também solicita que a grávida coloque suas vacinas em dia, visto que a gestação pode alterar o sistema imunológico. Geralmente as vacinas mais prescritas por obstetras são: Tríplice bacteriana (DTPa), Influenza e Hepatite B.
Durante as consultas o médico também pode orientar a gestante a tomar algumas vitaminas, e a melhor maneira de observá-las no organismo.
Com exceção das vacinas, todos esses procedimentos podem ser repetidos periodicamente na medida em que a gravidez evolui.
Deixar de lado
A maternidade traz consigo algumas responsabilidades. Quem toma a decisão de ser mãe deve estar ciente de que em alguns momentos durante essa jornada será necessário abdicar de algumas coisas ou situações.
Aquele happy hour regado à cerveja com os amigos do trabalho terá que ser substituído por um suco ou mesmo ir para a casa colocar as penas para descansar.
Deixar de lado o cigarro ou qualquer outro tipo de substância prejudicial à saúde também é uma demonstração de amor ao seu filho e a você mesma.
A nova mamãe “do pedaço” também precisará evitar alimentos muito gordurosos, doces e tudo o que possa prejudicar sua saúde. É bom lembrar que o bebê receberá proporcional ao que a mãe está se alimentando. Se a mãe está se alimentando bem, com uma dieta balanceada, repleta de vitaminas e sais minerais, o bebê vai receber, através do umbigo umbilical esse tipo de “alimento”.
Estudar o assunto
Saber o que espera no futuro entrega mais segurança para a nova gestante. Por isso é bom ler livros que abordam o assunto. Atualmente existem muitas opções de materiais na internet, então se informar não é tão difícil e pode evitar surpresas.
Cuidados alternativos
É praticamente obrigatório seguir à risca as orientações médicas direcionadas para as gestantes. Também há opções alternativas que podem trazer mais saúde e bem estar para a genitora. As terapias corporais e a massagem pré-natal são maneiras eficazes para “tratar” a parte emocional.
De acordo com Melissa Alison, do West End Mamas, especialistas em massagem pré-natal: “A massagem torácica é muitas vezes esquecida e está no final da lista de prioridades. Olhando para o que a área da mama realmente faz por nós, é uma área importante para o tratamento. Por exemplo, eles consistem em um intrincado sistema linfático que nos mantém saudáveis por toda a vida”.
Exercitar a região pélvica e fortalecer a musculatura corporal é importante, assim como receber uma boa massagem pode fazer com que a gestante se sinta mais especial e relaxada, o que pode trazer muitos benefícios como a diminuição do estresse e a diminuição da possibilidade de depressão pós-parto.
Outras coisas para fazer no início da gravidez
O início da gravidez também é um bom momento para começar a planejar o quarto do bebê. Embora tudo não precise ser resolvido às pressas, afinal você vai ter, pelo menos (é o que se espera), 38 semanas para montar esse cantinho especial, existem algumas questões que podem ser adiantadas, como escolher as cores, a posição dos móveis, planejar a melhor maneira da mãe ir ao encontro do seu pequeno e assim em diante.
Durante os três primeiros meses a mulher certamente estará mais disposta fisicamente. O corpo da mulher sofre poucas alterações. Por isso é um período importante para que ela possa se locomover, resolver algumas pendências e até mesmo visitar familiares. A dica aqui é se preparar para um período em que você não estará mais tão disponível assim, que é a gestação a partir do quarto mês em seguida a fase de amamentação. Aproveite o começo da gravidez, aliás, aproveite a gravidez inteira!