Neste domingo (21/11), cerca de 130 candidatos participam do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021), em Goiás. Os candidatos responderão a questões objetivas de linguagens e ciências humanas, além de fazer a única prova subjetiva da avaliação, a redação. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste ano houve uma queda de 38% na quantidade de inscritos, em comparação com o ano passado.
Em Goiás, a maioria dos inscritos são mulheres, somando 78.834 estudantes, enquanto os homens somam 50.208. Já em relação a faixa etária, cerca de 80 mil dos inscritos têm até 18 anos. Os candidatos com mais de 60 anos somam 141. Além disso, a maioria dos estudantes inscritos neste ano se declararam brancos e pardos, somando mais de 104 mil. Os que se declararam pretos são 13 mil.
Enem 2021: protocolos de prevenção contra a Covid-19
Assim como a edição de 2020, o Enem 2021 terá regras especiais por conta da pandemia. O uso de máscara facial será obrigatório nos locais de aplicação. Participantes que estejam com covid-19 ou com outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer ao exame e podem solicitar a reaplicação. O descumprimento das regras poderá levar à eliminação do candidato.
Regras do exame
Para fazer a prova o candidato deve levar documento de identificação original, com foto, como Carteira de Identidade, a CNH, o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997.
Além disso, também é obrigatório portar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Ela é necessária para preencher o cartão de respostas no Enem impresso e para escrever a redação tanto no Enem impresso quanto no Enem digital.
Para que serve o Enem
O exame seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.