Com o sonho de fazer história na música sertaneja, Marilia Mendonça começou sua carreira no ramo musical aos 12 anos de idade. Em 2016, a Rainha da Sofrência explodiu nos palcos de todo Brasil dando voz a hits como “Infiel” e “Alô porteiro”.
Com letras marcantes, empoderadas e repletas de sofrência, a ascensão de Marilia aconteceu ao mesmo tempo que surgiam no mercado nomes como Simone & Simaria e Maiara & Maraisa.
Seu último lançamento, “Patroas 35%”, foi feito em parceria com a dupla Maiara & Maraisa, e está concorrendo ao Grammy Latino.
Marília Mendonça: uma história de sucesso
Natural de Cristianópolis, interior de Goiás, Marilia Dias Mendonça nasceu no dia 22 de Julho de 1995. Aos 12 anos de idade ingressou na carreira artística através de composições de músicas sertanejas. O primeiro EP de sua carreira, intitulado com o nome da cantora, foi lançado em 2014.
Todavia o sucesso não veio com o lançamento dos hits “Sentimento louco” e “Entre quatro paredes”. Foi apenas em 2016, com o hit “Infiel” que o reconhecimento nacional bateu à sua porta.
Na época, a tendência da música sertaneja eram as vozes femininas e isso se refletiu nas paradas de sucesso de todo Brasil. Resultado deste sucesso ascendente foi que um de seus clipes sobre traição atingiu a marca de 1 bilhão de visualizações no Youtube.
No ano seguinte, 2017, faixas como “Amante não tem lar”, “Eu sei de cor” e “De quem é a culpa” ganharam significado na voz marcante da cantora. O lançamento do DVD “Realidade” aconteceu em Manaus.
Intencionando trazer a amizade de longa data para os palcos, Marilia Mendonça gravou o projeto “Agora que são elas”, ao lado de Maiara & Maraisa. O primeiro EP desta parceria foi lançado em 2016 e o segundo, com o mesmo nome, em 2018.
O trabalho mais inesperado da cantora foi o “Todos os cantos”, onde várias cidades de todo país foram escolhidas para a gravação de uma música do projeto. Marília escolhia uma capital e aparecia de surpresa fazendo panfletagem para anunciar o show que acontecia em praça pública, com entrada franca.
Gravado em três volumes, o projeto “Todos os cantos” conta com a participação de artistas de diversos nichos musicais, dentre eles estão “Leo Santana”, “Gaab” e “Henrique & Juliano”. Músicas como “Intenção”, “Sem sal” e “Ciumeira” são frutos do projeto.
Em 2019, aos sete meses de gravidez, Marília fez uma pausa na carreira para se preparar para a chegada de Léo, fruto do relacionamento com o sertanejo Murilo Huff. À época, ela divulgou o seguinte texto nas redes sociais:
“A estrada me amou, me aplaudiu, se fez minha amiga, me deu uma família, me deu condições de cuidar da minha, me deu um bocado de gente legal me amando sem me conhecer, realizou meus sonhos, me adoeceu, me cansou, me fez chorar, me feriu, me levou pro céu e jogou no chão muitas vezes. Estou dando uma pausa no meu AUGE, literalmente. O auge do meu amor, o auge da minha vida, o auge da minha felicidade, o auge do meu crescimento como mulher, o auge do meu amadurecimento. Pensou que eu tava falando de SUCESSO, né? Acertou. Como eu não seria bem-sucedida tendo em meu ventre o meu grande amor, que eu já escuto os sinais de chegada? Enfim, com lágrimas nos olhos, anuncio que, oficialmente, pausei a minha vida pra esperar a minha vida.”
Volta aos palcos
Com a sua volta aos palcos, Marília Mendonça iniciou um novo projeto ao lado de Maiara & Maraisa, nomeado como “Patroas”. Seus últimos lançamentos ao lado das amigas são um álbum homônimo, em 2020, e o projeto “Patroas 35%” no último mês de setembro. A turnê do último projeto já estava com ingressos à venda.
Eclética e muito querida em todas as esferas musicais, a sertaneja gravou músicas ao lado de cantores como Di Paulo & Paulino, Tierry, Anitta, Gal Costa, Henrique & Juliano, Leo Santana e o grupo de pagode Menos é Mais.
Com a chegada da pandemia de Covid-19, a cantora teve que se reinventar e, novamente teve sucesso, pois fez a Live mais assistida do mundo, com 3.31 milhões de visualizações, superando transmissões até da dupla Jorge & Mateus.
Queda de avião
Após mais de um ano e meio longe dos palcos devido a pandemia, Marília Mendonça retornava as apresentações irradiando felicidade e disposição. Na tarde de sexta-feira (5/11), a cantora postou um vídeo em suas redes sociais anunciando que estava indo em direção a Minas Gerais para realizar um fim de semana de apresentações.
Entretanto, o destino não foi concluído, devido a queda da aeronave, onde estava com outras quatro pessoas. A assessoria de imprensa de Marília Mendonça, confirmou o caso através de nota oficial.
Com imenso pesar, confirmamos a morte da cantora Marília Mendonça, seu produtor Henrique Ribeiro, seu tio e assessor Abicieli Silveira Dias Filho, do piloto e co-pilto do avião, os quais iremos preservar os nomes neste momento.
O avião decolou de Goiânia com destino a Caratinga/MG, onde Marília teria uma apresentação.
Após o acidente aéreo que resultou na morte da cantora Marilia Mendonça, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou, em nota, que a aeronave em que a sertaneja estava atingiu um cabo da torre de distribuição elétrica da empresa. A Aeronáutica investiga as diversas causas que podem ter levado ao acidente fatal.
Artistas de todo país lamentam a morte de Marília Mendonça
Mensagens de comoção e apoio à família tomaram conta das redes sociais após a confirmação da morte de Marília Mendonça. Dentre as homenagens prestadas estão artistas de diversos meios culturais.
Wesley Safadão divulgou uma foto com a cantora e lamentou a morte. “Você é única, sua estrela brilhará para sempre. O Brasil perde uma grande artista e principalmente uma grande mulher. Meus sentimentos aos familiares e amigos de todos que estavam no avião, descansem em paz!”.
Simone, da dupla com Simaria, que já gravou grandes sucessos com Marília, publicou um stories dizendo não acreditar na tragédia. “Não dá pra acreditar. Estou sem chão”.
Zé Felipe, também cantor sertanejo e filho de Leonardo, também manifestou pesar. “Não dá pra acreditar”. Virgínia Fonseca, casada com Zé Filipe escreveu nas redes sociais: “Que Deus conforte o coração de todos nós e meus pêsames aos familiares de todos que estavam no avião! Marília, mesmo sem ter tido a honra de te conhecer pessoalmente, eu sou uma grande admiradora do seu trabalho. Descanse em paz!.”
O cantor Mariano, da dupla com Munhoz, prestou condolências aos familiares. “Não consigo acreditar, que Deus conforte o coração de toda a família e de todos nós. Descanse em paz”.
Morte de Marília Mendonça aconteceu dois dias após o aniversário da mãe da artista
A trágica morte de Marília Mendonça aconteceu dois dias após a cantora publicar em suas redes sociais uma homenagem ao aniversário de Ruth Moreira, mãe da cantora. Em sua publicação, palavras de carinho e amor dão um sentido ainda maior para a relação das duas.
“Acordei cedo pra procurar um buquê e uma cesta de café da manhã pra você. Eu que organizei, hahaha… viu só como tô adulta? Eu não sei quando vc vai ler isso e se você vai ler, (ressaca, né bb?) mas eu tô aqui pra te lembrar mais uma vez o quanto eu te amo. Seu cuidado e carinho ultrapassam o limite do ser mãe. Você com seu coração gigante, não se conforma em simplesmente ser mãe de Marília e João Gustavo, mas é mãe de todos que ama de verdade. Seu coração deveria ser estudado e reproduzido nas próximas gerações. O mundo seria mais bonito se existissem mais ruths espalhadas por aí… Obrigada por cuidar tão bem do amor da minha vida. Seremos sempre nós. Conectadas, entrelaçadas e fortes. Juntas! Te amo, mãe! PRA SEMPRE! Feliz aniversário @ruthmoreira67 ♥️ ????”