Uma passageira registrou uma ocorrência na Polícia Civil relatando que foi agredida com um facão por um motorista de aplicativo, em Anápolis, a 55 km de Goiânia. O caso aconteceu na última sexta-feira (29/10) e foi flagrado por câmeras de monitoramento de um supermercado.
Segundo informações da mulher, a agressão aconteceu após uma discussão por causa de R$ 8 reais, valor que ela teria ficado devendo em na corrida. Ela relatou que no fim da viagem o valor cobrado era basicamente o dobro do estimado, pois o motorista teria pegado um trajeto diferente do que foi indicado por ela.
Como não tinha o valor completo, ela afirmou que pagou o que tinha e saiu do veículo, pois o aplicativo cobra o restante na próxima viagem, o que seria uma política de compensação caso motoristas não tenham troco ou os passageiros não tenham o valor completo.
Vídeo: momento que passageira é agredida com facão em Anápolis
A mulher vítima da agressão conta que é pedagoga, mas está desempregada e fazendo alguns bicos. Ela relata que faz o trajeto pelo transporte de aplicativo toda semana e sempre paga em dinheiro.
Segundo a passageira, quando pediu a corrida o aplicativo deu o valor estimado de R$ 8,90. Quando entrou no veículo, tentou indicar um determinado trajeto para o motorista, que teria pegado outro caminho. No final da viagem, o valor cobrado foi de R$ 17,07.
Ela então pagou parte do valor e saiu do veículo, enquanto caminhava foi surpreendida com o golpe de facão na perna direita, na altura da coxa. A mulher ainda relatou que se sentiu humilhada e desrespeitada, totalmente impotente e não soube reagir quando foi agredida. Em depoimento à polícia, ela contou que o valor máximo que já tinha pagado pelas viagens era R$ 11,00.
Após o episódio, a pedagoga registou o caso na Polícia Civil e fez um exame no Instituto Médico Legal (IML) para comprovar a agressão.
Motorista de app é desligado da empresa após agressão
Em nota, a Uber, empresa responsável por conectar a passageira e o motorista por meio de aplicativo, afirmou que desativou a conta do motorista parceiro e “considera inaceitável e repudia qualquer ato de violência contra mulheres”.
Como não teve o nome divulgado, a equipe de reportagem não conseguiu contato com a defesa do motorista de app.
Nota da Uber
A Uber considera inaceitável e repudia qualquer ato de violência contra mulheres. A empresa acredita na importância de combater, coibir e denunciar casos dessa natureza. Nesse caso, a conta do motorista parceiro foi desativada assim que a empresa tomou conhecimento do episódio. A Uber permanece à disposição das autoridades para colaborar com as investigações, na forma da lei.
Segurança é uma prioridade para a Uber e inúmeras ferramentas atuam antes, durante e depois das viagens para torná-las mais tranquilas, como, por exemplo: o compartilhamento de localização, gravação de áudio, detecção de linguagem imprópria no chat, botão de ligar para a polícia, entre outros.