Em novo decreto publicado nesta quarta-feira (27/10), a Prefeitura de Goiânia anunciou o retorno das aulas 100% presenciais ainda em novembro deste ano. A determinação vale para alunos do 5º ao 9º anos da rede municipal de ensino. No fim do mês, os estudantes dessas etapas farão a prova do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb).
De acordo com o secretário Welliton Bessa, em janeiro de 2022 a retomada será 100% presencial para todos os alunos, inclusive da educação infantil. As demais séries devem ter ocupação total até o fim do ano.
Ainda segundo o documento, a retomada será de forma escalonada, seguindo todos os protocolos sanitários estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, como o uso de máscaras. Outra determinação é que será eliminado o distanciamento mínimo em vigor entre cadeiras e estudantes e professores.
Além do retorno das aulas 100% presenciais em novembro, Goiânia libera realização de shows e amplia capacidade em bares, restaurantes e boates
No último dia 19 de outubro, a prefeitura publicou um novo decreto que libera a realização de shows na capital. O documento não delimita o público, que deve estar relacionado com o tamanho do espaço onde será feita a apresentação. Além disso, a realização depende de autorização antecipada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
De acordo com o texto, também foi ampliada a capacidade máxima de público em boates, academias, shoppings, bares, restaurantes, cinemas, teatros, circos, clubes recreativos, celebrações religiosas e competições esportivas.
Com o novo decreto, os estabelecimentos, que antes podiam funcionar com 50% de ocupação, agora podem receber até 60% da capacidade máxima. Exceto competições esportivas, que agora podem receber 40% do público, antes era 30%.
A apresentação de músicos em bares, restaurantes e no Mercado da 74 estava limitada a seis integrantes de forma simultânea, agora, não há restrição de quantidade, mas o espaço entre as pessoas deve ser de 2,25 m².
Eventos sociais também tiveram ampliação na capacidade máxima, que agora é de 60%. Há também modificação na quantidade de pessoas em eventos abertos, cujo limite máximo é de 2 mil pessoas, e fechado, com capacidade máxima é de 3 mil pessoas