A Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana de Aparecida de Goiânia está com 800 vagas abertas para feirantes de todos os segmentos e produtos, sendo 500 em feiras livres e 300 em feiras especiais do município.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o preenchimento de todas as vagas. Para se inscrever, o feirante deve solicitar a ficha de requerimento na secretaria, localizada no 1º andar da Cidade Administrativa. Além disso, também é preciso apresentar documentos pessoais e e comprovante de endereço.
De acordo com a prefeitura, a aquisição da licença é obrigatória e só poderão montar bancas os feirantes que estiverem com a situação regularizada.
Segundo o coordenador de Feiras e Licenciamento Especial da Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana, Cassiano Souza, as licenças serão disponibilizadas a todos que tiverem interesse em fazer feira na cidade, seja feirante já ativo em outras feiras ou não.
“Não há nenhuma exigência, apenas que tenha produtos para comercializar. Com a disponibilização das licenças, a Prefeitura dá oportunidade de a pessoa desempregada empreender, a ter uma opção de renda, a movimentar a economia na cidade”, ressaltou.
Dúvidas podem ser tiradas pelos telefones 3238-7210 e WhatsApp (62) 99465-3620.
Feirantes em Aparecida de Goiânia
Conforme dados da Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana, Aparecida de Goiânia possui, ao todo, 2.952 feirantes e 5.125 mil bancas ativas, pois há feirantes que fazem mais de uma feira. Atualmente a cidade conta com 79 feiras no total, sendo 69 livres se 10 especiais.
“Após a atualização dos cadastros no sistema da secretaria, identificamos que há espaços sobrando em praticamente todas as feiras da cidade. Por isso estamos fazendo um convite para quem quiser se cadastrar para alguma vaga”, explicou o coordenador.
Feiras livres e especiais, entenda a diferença: Feiras livres destinam-se à venda varejista de produtos alimentares, hortifrutigranjeiros, pescados, laticínios, carnes e derivados, quitandas, lanches, utensílios domésticos, brinquedos, armarinhos, bijuterias, artesanato, artigos de uso doméstico ou pessoal e outros. Nas feiras especiais são comercializadas roupas, calçados, artesanato, bijuterias, bolsas, lanches preparados na hora e outros produtos diversos.
Investimentos: Os feirantes ativos em Aparecida pagam, atualmente, uma taxa anual de R$60 por metro quadrado do ponto utilizado nas feiras. No município, as despesas de instalação das barracas das feiras livres (constituídas de equipamentos padronizados, aprovados pela Prefeitura de Aparecida) são de responsabilidade do feirante. Já para a feira especial o feirante tem a opção de alugar a barraca de uma empresa terceirizada que atende a determinada feira. A empresa faz a montagem do estande no dia da feira e cobra em torno de R$ 20 reais a cada dois metros da barraca.