A partir da próxima terça-feira, 5 de outubro, será implantada a biometria facial para todos os estudantes cadastrados no sistema de bilhetagem eletrônica (Sitpass), da Grande Goiânia.
A biometria facial é composta de recursos tecnológicos que tem como objetivo assegurar o uso correto pelo titular do cartão Sitpass que possua algum benefício tarifário. Trata-se de um processo que vem sendo implantado, desde o dia 23 de janeiro de 2021, com a implementação do novo sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público coletivo da região metropolitana de Goiânia.
De acordo com a RedeMob o processo tem se mostrado muito efetivo, ao longo dos últimos oito meses, no combate ao uso indevido pelos titulares dos cartões idosos, deficientes, dentre outros.
A auditoria é realizada através da captura de fotos do cliente do momento da validação em ônibus, terminal ou estação. Posteriormente, o sistema compara as fotos de quem utilizou o serviço com a foto armazenada no seu cadastro. Caso as fotos não coincidam, fica comprovado o uso indevido do benefício e o cartão é automaticamente bloqueado.
Passe Livre Estudantil
O Passe Livre Estudantil (PLE) dá direito a duas viagens por dia e até 48 viagens por mês para deslocamento de ida e volta à instituição de ensino. O saldo do cartão não é cumulativo. Dessa forma, se o estudante não utilizar todos os créditos, no mês seguinte será creditada apenas a diferença para completar as 48 viagens. O número creditado leva em consideração os dias letivos de cada mês, conforme repassado pelas instituições de ensino.
A cobertura de atendimento abrange Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.