A Prefeitura de Aparecida realiza, neste sábado (2), mais um mutirão de vacinação contra a Covid-19. A ação tem ocorrido semanalmente como estratégia municipal permanente para ampliar e descentralizar os locais de imunização que atendem pedestres.
No total, são oferecidas 2 mil vagas para agendamento da primeira dose pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. Qualquer morador com mais de 12 anos poderá agendar o atendimento. Os adolescentes precisam estar acompanhados de um adulto responsável.
Para receber o imunizante basta apresentar documento de identidade (Ou certidão de nascimento), Cartão SUS de Aparecida (ou CPF) e comprovante de endereço.
No total, 11 postos estão espalhados pela cidade, sendo o drive-thru da Cidade Administrativa, que atende das 8h às 17h no sábado, sem agendamento; e dez Unidades Básicas de Saúde (UBS´s): Mansões Paraíso, Colina Azul, Bandeirantes, Parque Trindade, Cruzeiro do Sul, Cândido de Queiroz, Retiro do Bosque, Anhambi, Veiga jardim e Andrade Reis, com funcionamento das 8 às 16 horas, e a Central de Imunização, das 8h às 18 horas.
Segunda dose segue sendo aplicada no mutirão de vacinação contra a Covid-19, em Aparecida,
A aplicação da segunda dose também continua durante o Mutirão. No sábado, os dois drives funcionam até as 17 horas. Já nas UBS’s dos bairros Anhambi, Andrade Reis e Veiga Jardim o reforço do imunizante será aplicado das 8 às 16 h. Para receber a segunda dose não é necessário agendar, basta respeitar a data prevista no cartão de vacinação e no dia programado apresentá-lo, juntamente com documento de identidade e CPF ou Cartão SUS.
Dose de reforço dos 70+, acamados e imunossuprimidos
A aplicação da dose de reforço (Terceira dose) para a população acima de 70 anos seguirá em todos os seis postos que oferecerão a segunda dose: drive-thru do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades, Central de Imunização e UBS´s dos setores Andrade Reis, Anhambi e Veiga Jardim.
Para esse grupo receber a terceira dose do imunizante será necessário respeitar o intervalo de seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independentemente da vacina aplicada. A SMS fará o controle dos acamados que precisam receber o reforço.
As pessoas com alto grau de imunossupressão também devem receber a terceira dose nos seis postos citados. Nesses casos, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico, também independentemente da vacina aplicada.