O mundo está cada vez mais digital e isso tornou os consumidores mais exigentes na hora da compra. Mas, quando falamos em compras é importante incluir todas as etapas, ou seja, da divulgação até a pós-compra.
Hoje o consumidor está mais atento, fazendo uma análise minuciosa do site, quanto buscando informações e vantagens sobre o produto antes de finalizar a compra. Os clientes do século 21 possuem expectativas altas e exigem que as lojas virtuais ofereçam a solução que buscam e atendam à sua demanda.
Além do fácil acesso a diferentes lojas on-line, o consumidor acessa sites que oferecem informações sobre a experiência de outros clientes, tanto em relação a loja quanto ao produto adquirido. Isso faz com que a concorrência fique ainda mais acirrada.
E para evitar perder as vendas, é importante que os varejistas evitem ao máximo cometer falhas. Veja quais são os erros nas vendas on-line que não devem mais ocorrer no século 21!
4 erros que prejudicam as vendas e a experiência do cliente no século 21
As tecnologias digitais alteraram a forma de vender e isso está além da apresentação dos produtos, variedade e estoque. Com a transformação digital, o cliente quer agilidade nos processos de compra.
Isso inclui não somente o prazo de entrega de bens adquiridos, mas também o tempo de espera para o site carregar, mesmo que sejam milissegundos. E as exigências não param por aí. Cada vez mais o consumidor busca por uma interface intuitiva, atendimento humanizado e opções variadas em todo o processo de compra.
Confira alguns erros nas vendas on-line que não devem mais existir!
1. Atendimento robotizado
Embora os clientes hoje estejam prontos para comprar a qualquer hora do dia, as empresas precisam estar preparadas para oferecer o suporte inclusive na madrugada e aos finais de semana e feriados. Muitas investem em chatbot e, mesmo que não se trate de um atendimento humano, se ocorrer após o horário comercial é aceitável.
Porém, o atendimento humano é a forma mais apreciada pelos clientes, especialmente dentro do horário comercial. O atendimento humanizado oferece vantagens para as empresas, como: aumento nas vendas, fidelização de clientes, fortalecimento da marca e também se destacar da concorrência.
2. Oferecer opções restritas de pagamento
Muitos consumidores optam pela compra on-line pela facilidade e isso não inclui apenas a locomoção e comparação de preços e produtos. Imagine a situação de um cliente que, após pesquisar e comparar, coloca o produto da sua loja no carrinho de compras.
Mas, ao finalizar a compra chegar na etapa do pagamento e descobrir que a loja não oferece variação nos métodos de pagamento. Hoje, para reter clientes e evitar o abandono do carrinho, é preciso disponibilizar além dos meios tradicionais de pagamento no e-commerce.
Isso é um atrativo e que pode alavancar as suas taxas de conversão, aumentar o seu faturamento e conquistar a satisfação dos clientes. Então, vá além de aceitar variados tipos de cartões de crédito e débito e boleto bancário.
No mundo digital, é preciso acompanhar as tendências e disponibilizar pix, link para pagamento, TED/DOC, transferência on-line e outros. Entre os diferenciais mais competitivos na era digital está aceitar criptomoedas.
As moedas virtuais estão cada vez mais populares e sempre surgem novas opções. O seu e-commerce pode ter um diferencial, aceitando diferentes criptomoedas, como o Cardano.
Considerada a terceira geração das moedas virtuais com código aberto, o cardano hoje é um dos destaques entre as criptomoedas, assim como Ethereum e o Bitcoin. Saiba que muitas pessoas possuem criptomoedas e desejam utilizá-las como forma de pagamento.
Ao oferecer as diferentes opções de pagamento, os clientes vão saber que o seu negócio é moderno e bastante diversificado.
3. Não fazer remarketing
Muitos e-commerce ainda não adotaram a prática de remarketing e acabam perdendo uma vantagem competitiva. Afinal, essa é uma estratégia bastante apreciada quando aplicada aos clientes no pós-compra.
As lojas virtuais podem destacar produtos que entraram na promoção, oferecer frete grátis para que o consumidor realize uma nova compra, bem como dar descontos especiais, além de outras estratégias.
4. Focar apenas em atrair novos clientes
Existem muitas empresas que usam todas as suas estratégias para atrair novos clientes e se esquecem de fidelizar os que já estão em sua carteira. Lembre-se de que assim como a sua loja está buscando novos consumidores, os seus concorrentes também estão.
A empresa que não quer perder cliente para a concorrência precisa voltar a atenção nele também. Para isso, surpreenda-os de vez em quando. No tópico acima falamos sobre o atendimento humanizado e a importância para o consumidor.
Considerando esse ponto, envie cartas escritas à mão, entre em contato com o mesmo para saber sobre a sua satisfação pelo produto recebido. Se houve algum problema, transforme a reclamação em um mimo, além de corrigi-lo.
Seja uma empresa diferente, ou seja, não use atrativos apenas para a primeira compra, mas invista no seu cliente sempre.
Lembre-se de que o cliente do século 21 busca mais informações antes de finalizar a compra. Além disso, está mais atento em ter experiências diferentes e positivas, possui mais atitude, mas também são formadores de opinião.
Se você quer conquistá-lo, é preciso se atentar para evitar esses e outros erros nas vendas on-line.