O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) informou, na manhã desta quarta-feira (22/9), que dois militares que trabalham no combate ao incêndio na região da Chapada dos Veadeiros testaram positivo para a Covid-19.
O diagnóstico foi dado nesta terça-feira (21), quando eles foram imediatamente isolados dos outros bombeiros e encaminhados para Goiânia. Segundo informações, o estado de saúde de ambos é bom e eles ficarão em quarentena, sob supervisão médica.
De acordo com a corporação, todos os bombeiros militares que trabalham na operação estão sendo testados.
Incêndio na Chapada dos Veadeiros
Entra no décimo dia a ação de combate ao incêndio na região da Chapada dos Veadeiros, que começou no último dia 12, no Vale da Lua. Agora, o incêndio já chega ao Parque Nacional da região. As queimadas ocorrem em meio a um cenário de aumento de focos de incêndio no Cerrado.
Segundo a estimativa do Corpo de Bombeiros, já foram consumidos mais de 23 mil hectares de vegetação na região, o equivalente a 23 mil campos de futebol. As condições climáticas e a velocidade do vento tem dificultado o controle das chamas.
De acordo com o capitão Luiz Antônio Dias Araújo, responsável pela força-tarefa, 170 pessoas estão envolvidas no combate ao fogo, entre bombeiros, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio) e voluntários. Além disso, as equipes continuam fazendo o monitoramento das áreas durante a noite.
Os bombeiros contam com auxílio de aeronaves para o lançamento de água, além das equipes em terra, que utilizam abafadores, soprador, bomba costal e ferramentas para manuseio de terra (enxada, enxadão e pá).
Ainda segundo o capitão, há a suspeita de que o fogo é resultado de uma ação criminosa, pois alguém pode estar colocando fogo às margens das rodovias. A Polícia Civil está mapeando a área para investigar o caso.