O Corpo de Bombeiros Militar continua, nesta terça-feira (14/9), o trabalho intenso de combate ao incêndio na região da Chapada dos Veadeiros, na região nordeste do Estado. O fogo começou no último domingo (12).
Reforçando as equipes que já atuam no local, o Helicóptero Bombeiro 01 decolou durante a manhã em direção à Chapada para auxiliar no combate das chamas na vegetação. Segundo a corporação, o apoio aéreo é fundamental na região que é de difícil acesso.
Cerca de 100 pessoas, entre bombeiros militares, servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e brigadistas voluntários que moram na região, além de três aeronaves, trabalham para combater as chamas. De acordo com os bombeiros, a baixa umidade e os ventos fortes estão contribuindo para que as chamas se espalhem.
O incêndio começou no domingo (12), no Vale da Lua, uma das principais atrações da Chapada dos Veadeiros. O fogo se alastrou rapidamente no sentido da Serra do Segredo. Aproximadamente 100 turistas ficaram ilhados por conta das chamas, mas eles foram resgatados e apenas uma pessoa sofreu queimaduras leves nos pés. Os demais não tiveram ferimentos.
Testemunhas afirmam que o fogo teria começado por causa de um cigarro que um turista fumava no passeio. Entretanto, a informação ainda não foi confirmada oficialmente.
Além das equipes de combate a incêndio na região da Chapada dos Veadeiros, outras atuam em fogo próximo a cachoeiras de Pirenópolis
Os bombeiros combatem, desde o último domingo (12), um outro incêndio, desta vez próximo a rotas que dão acesso a cachoeiras de Pirenópolis, na região central de Goiás. As chamas começaram no topo de uma serra e estão se espalhando por uma área de difícil acesso.
Ao todo, cerca de 50 pessoas, entre bombeiros, brigadistas e voluntários atuam nos trabalhos de combate às chamas. Parte do incêndio já foi controlado.
A estratégia usada pela corporação é tentar combater o fogo nos pontos mais altos para evitar que as chamas se aproximem da estrada ou trilhas. Até o momento, não foi necessário fazer o bloqueio de pontos turísticos ou posadas.