A Secretaria de Saúde de Caldas Novas realiza, neste sábado (28/8), o ‘Dia D’ de vacinação contra a Covid-19 e inicia a imunização de jovens a partir de 18 anos. O anúncio foi feito pelo prefeito Kleber Marra, em uma live realizada na Câmara Municipal de Vereadores.
De acordo com o prefeito, o objetivo é aplicar somente hoje, 6 mil doses da vacina. “Estamos muito felizes em baixar para 18 anos a vacinação contra a Covid-18. É uma emoção sem explicação. Se Deus quiser, vamos vencer esse vírus”, disse.
A vacinação será feita na Câmara Municipal de Vereadores, até às 17h deste sábado (28). Kleber Marra ainda fez um apelo para população para que se vacine. “Se não der para vir hoje, fique de olho em nosso cronograma nas redes sociais e venha o quanto antes. A vacina salva vidas”, concluiu.
Segundo boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica, 52.235 pessoas já receberam a primeira dose na cidade, 22.489 a segunda dose e 2.394 a dose única. Ao todo, foram aplicadas 77.118 doses no município.
Caldas Novas realiza ‘Dia D’ e endurece medidas de contágio da Covid-19
No último dia 10 de agosto, Caldas Novas publicou um decreto restringindo os horários de funcionamento de alguns estabelecimentos no município. O documento tem validade até o próximo dia 31 de agosto.
De acordo com o decreto, está suspenso o funcionamento de boates, danceterias e salões de dança e a realização de festas que necessitem de autorização transitória, em áreas públicas e particulares. Já os hotéis, pousadas, flats e congêneres destinados à hospedagem temporária, que antes funcionavam com ocupação máxima de 75%, agora será de 50%.
Bares, lanchonetes, pizzarias, restaurantes, cervejarias e congêneres passam a atuar com 50% da capacidade, só podem funcionar até às 00h, com o máximo de seis pessoas por mesa, sendo o consumo permitido apenas para clientes sentados. Música ao vivo só será permitida até às 22h.
No entanto, a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas, nesse locais, serão permitidos até às 23h, ficando proibidos inclusive, na modalidade delivery. Já a entrega de alimentos pode ocorrer 24 horas. O decreto determina ainda que o Poupa-tempo, que funcionará em seu horário normal, limite a 50% o número de servidores.
As academias de ginástica, crossfif, piscinas, centros de treinamento e condicionamento físico podem realizar aulas em grupos, com 50% da capacidade e com a ocupação dos ambientes limitada a um indivíduo a cada 1,5m. Já as atividades físicas e esportivas que tenham contato corporal entre os participantes, torneios e campeonatos esportivos ficam suspensos até 31 de agosto de 2021.
Caso seja descumprido o decreto, poderão ser aplicadas autuações, multas, interdições, apreensão de mercadorias e outros.