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Economia

Interesse crescente por bicicletas contribui com a economia do setor

Além de contribuir com a locomoção das pessoas, as bicicletas estão contribuindo com o meio ambiente, os municípios e a saúde das pessoas. Outro destaque que o interesse crescente por bicicletas traz está relacionado à economia do setor. Entenda!
Dia Online
19/08/2021, 14h13
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Pedalar gera muitos benefícios à saúde, já que reduz o estresse e melhora a forma física, além de outros. Optar pela bicicleta também gera economia de tempo e dinheiro e para contribuir com os ciclistas, a malha cicloviária vem crescendo nas capitais e grandes cidades.

Nas últimas décadas alguns municípios investiram mais em infraestrutura para os ciclistas, aumentando assim, as ciclovias e ciclofaixas. Segundo um levantamento publicado pelo time da Betway, site de caça níquel online, desde 2019 ocorreu um aumento de quase 250% de ciclistas apenas na Faria Lima, em São Paulo.

Já no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, esse número foi de 277%. Ou seja, o aumento da malha cicloviária significa mais ciclistas pelas ruas, o que gera muitos benefícios para o setor, meio ambiente e o próprio ciclista, conforme o levantamento aponta.

Aumento da malha cicloviária melhora a mobilidade e traz benefícios ao mercado

A bicicleta se popularizou muito nos últimos anos no Brasil e isso é reflexo das políticas públicas voltadas à mobilidade sustentável, a procura por atividades físicas ao ar livre e pela saúde. Além disso, o aumento da malha cicloviária nos principais municípios brasileiros está entre os principais indicadores da consolidação do pedal no país.

A junção das ciclovias com as ciclofaixas cresceu mais de 130% no Brasil só nos últimos 4 anos, como aponta a pesquisa da Betway em comemoração ao Dia do Ciclista. Isso contribuiu com a economia do setor, especialmente nas principais cidades que receberam uma vasta malha, como Curitiba, São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

Com o incentivo dos municípios pelo meio de locomoção, a procura por bicicletas aumentou. Com isso, as bike shops passaram a faturar mais, inclusive com as vendas de peças, roupas e acessórios, aponta o levantamento.

Para Guga Torres, da loja Spokes Bike Shop, que está nesse mercado há 9 anos, “as vendas aumentaram em todos os sentidos e segmentos”. Com as cidades oferecendo maior segurança aos ciclistas, as pessoas estão tirando as bicicletas de dentro da casa, realizando manutenção e adquirindo vestuário, acessórios e produtos do universo do ciclismo, aponta Torres.

A Betway também entrevistou Daniel Guth, diretor executivo da Aliança Bike, que afirma que as vendas e procura por bicicletas se mantêm em alta, mesmo com o mercado em dificuldades de atender a demanda. O mercado de bicicleta está passando por um grande desafio, ou seja, o desabastecimento de componentes para montagem das bikes e toda a cadeia de suprimentos, finaliza o executivo.

Em contrapartida, o setor superou o obstáculo com maestria, já que só no primeiro semestre de 2021 os números são satisfatórios. Conforme a pesquisa aponta, foram quase R$ 200 milhões de recursos sobre a exportação e importação relacionados ao comércio exterior. Ou seja, mais de 120% se comparar com o mesmo período do ano passado.

No total, ocorreu um aumento de 50% sobre as vendas de bicicletas de 2019 para 2020, com 3,8 milhões de bikes produzidas por ano no país. Com isso, soma-se R$ 1 bilhão de unidades fabricadas.

Com aumento da malha cicloviária novas lojas de bicicletas surgiram pelo Brasil

O levantamento também mostra outros números satisfatórios, como mais de 25% de novas lojas de bike pelo Brasil. Ou seja, somente em 2020 foram abertas 4.800 empresas, o que contabiliza um total de mais de 36 mil empreendimentos em todo o país.

A região Sudeste é a que apresenta o maior número, sendo de 42%, enquanto 25% estão no Nordeste, 16% no Sul, 10% no Centro-Oeste e 7% no Norte. Além disso, a pesquisa mostra também o perfil dos empreendimentos, sendo que a liderança fica para microempresas, ou seja, 91% possuem somente 4 funcionários.

Sobre o faturamento das lojas, 30% faturam até R$ 200 mil por ano, sendo que 14% possuem um faturamento de mais de R$ 2 milhões por ano. O modelo mais procurado pelos ciclistas é a Mountain Bike, liderando com 95%.

As vendas de bicicletas urbanas são de 83%, enquanto 82% apostam nas bikes speed. Já a venda das bicicletas infantis também mostra um número positivo, sendo de 81%. Um ponto em destaque é para a preferência das bicicletas elétricas, que somam 53% pelo Brasil.

De acordo com a publicação da Betway, o urbanista Jhonatas Ferreira da Silva enfatiza que os municípios estão incentivando o uso da bicicleta, que ainda é vista como uma forma de lazer pela maioria das pessoas. Porém, a adesão a esse meio de locomoção pela população virá com o tempo, aponta Guga Torres.

Além de contribuir com a economia do setor e trazer benefícios aos ciclistas, voltados à saúde física e mental, bem como financeira, o meio ambiente é outro beneficiado. Esses são alguns motivos que fazem com que a bike seja uma tendência que veio para ficar.

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Saúde

Com 12 novos infectados em Aparecida, Goiás soma 26 casos da variante delta

A variante já foi encontrada em 16 pessoas na cidade. Há o registro de uma morte.
Dinake Nubia
19/08/2021, 14h28
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Foto: Canal da Cidadania

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) confirmou mais 12 casos da variante delta do novo coronavírus em moradores da cidade, totalizando dezesseis verificados no município até o momento.

A descoberta foi feita pelo Programa de Sequenciamento Genômico, trabalho iniciado em abril deste ano. Dos novos infectados, são sete do gênero feminino e cinco do masculino, que fizeram os exames RT-PCR de detecção da covid-19 na primeira quinzena deste mês e têm idades que variam dos 6 aos 65 anos de idade.

Dos novos infectados, apenas um está internado, cinco têm comorbidades e cinco já foram vacinadas com a primeira dose contra a covid-19, e, destas, duas já receberam as duas doses, estando com a imunização completa.

“Em 6 de agosto tínhamos verificado três casos e dias depois um quarto, todos da mesma família, sendo que um deles precisou ser internado e veio a óbito. Agora identificamos mais doze e nosso pessoal está fazendo a investigação completa de praxe, checando cobertura vacinal, estado de saúde, com quem tiveram contato e demais verificações. O crescimento da delta é muito rápido, já representa 11% dessa última leva de sequenciamentos que fizemos e estamos atentos a isso”, explica o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

Aparecida apresenta transmissão comunitária de casos da variante delta

Segundo o secretário de Saúde, a variante delta já está em transmissão comunitária em Aparecida e a afirma que já comunicou as novas detecções à Secretaria Estadual de Saúde (SES).

“Até aqui, percebemos que os sintomas da delta se assemelham, muitas vezes, a resfriados, alergias ou crises de sinusite, e isso faz com que muitos subestimem o perigo,” afirma o gestor.

Alessandro salienta que enquanto o Sars-CoV-2 (Novo coronavírus) estiver circulando, infectando e reinfectando pessoas, ele sofre mutações: “Esse é um processo natural da replicação do vírus e algumas variantes têm um maior poder de adaptação gerando novas linhagens mais infectantes, letais ou com escape imunológico. Daí a importância de se identificar e monitorar as variantes em circulação para entender melhor a dinâmica de evolução e dispersão do vírus”.

A delta no Brasil

O Ministério da Saúde (MS) aponta que, até a última terça-feira (17) o Brasil já tem 1.051 casos confirmados da variante delta, alta de 84% em relação aos 570 diagnósticos positivos para a cepa divulgados há uma semana. Até o momento, a variante já fez 41 vítimas no País, número 13% maior do que os 36 óbitos registrados há oito dias, e está presente em 15 Estados e no Distrito Federal.

Via: Prefeitura de Aparecida de Goiânia 
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Goiás

Preso suspeito de aplicar golpe e causar prejuízo de R$ 38 mil a idosos, em Goiânia

A primeira vítima é um idoso de 74 anos. Ele chegou a passar R$ 30 mil para o suspeito acreditando que estava ajudando o filho.
Keyle Santos
19/08/2021, 14h39
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Foto: Polícia Civil

Um homem foi preso em Goiânia suspeito de aplicar o golpe do novo número e causar um prejuízo de R$ 38 mil a dois idosos, um morador de Minas Gerais e outro de São Paulo. O suspeito foi encontrado no setor Jardim Planalto, na terça-feira (17/8).

A equipe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Gref) encontrou R$ 20 mil em contas do suspeito que seriam resultado dos crimes.

Segundo o delegado Olemar Santiago, a primeira vítima é um idoso de 74 anos que mora em Três Pontas (MG). Ele chegou a passar R$ 30 mil para o suspeito acreditando que estava ajudando o filho.

Nas mensagens trocadas, o homem se passa por parente da vítima, dizendo que está com um número novo e que ele deve apagar o antigo. O suspeito pediu que o “pai” fizesse uma transferência para ele não atrasar um pagamento, argumentando que não estava conseguindo passar o dinheiro naquele momento. A vítima chegou a ir ao banco para passar um dos valores.

A segunda vítima foi um idoso de 66 anos, morador de São Paulo (SP), que teve um prejuízo de R$ 8 mil. O suspeito também se passou por filho dele. O investigado deve responder pelo crime de estelionato por duas vezes.

Preso suspeito de aplicar golpe e causar prejuízo de R$ 38 mil a idosos, em Goiânia
Foto: Reprodução/ Polícia Civil

Além do suspeito que causou prejuízo de R$ 38 mil a idosos, em outro caso, mulher é presa suspeita de aplicar golpe do novo número

No último mês de julho, a Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (GREF/DEIC), cumpriu mandado de prisão contra uma mulher, de 23 anos, suspeita de aplicar golpe do novo número. Ela teria feito ao menos cinco vítimas.

A primeira vítima é uma mulher de 86 anos, que teve um prejuízo de R$ 3.500,002, crime ocorrido em 12 de junho. O outro caso aconteceu no dia 18 do mesmo mês, contra uma mulher de 61 anos, com prejuízo de R$ 3.000,003. No dia 22 de junho a vítima foi um idoso de 74 anos, com prejuízo de R$ 2.500,004. No dia 24 duas vítimas foram feitas, uma mulher de 60 anos e um homem de 61, com prejuízo de R$ 4.989,005 e R$ 14.978,99, respectivamente.

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Goiás

Iris Rezende tem estado de saúde regular e equipe médica avalia alta hospitalar

A previsão é que na próxima semana Iris possa iniciar dieta oral, quando será analisada a capacidade de deglutição.
Keyle Santos
19/08/2021, 16h10
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Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), de 87 anos, segue internado no Instituto de Neurologia da capital com estado de saúde regular e estável. A equipe médica começou discutir a possibilidade de alta do hospital.

De acordo com o boletim médico divulgado na tarde desta quinta-feira (19/8), o ex-prefeito tem “boa evolução do quadro neurológico”. A previsão é que na próxima semana Iris possa iniciar dieta oral, quando será analisada a capacidade de deglutição.

O político segue usando uma sonda para alimentação e caso a evolução siga positiva, ele pode continuar a recuperação em casa. Ainda segundo o boletim médico, ele está “mais desperto e responsivo” e seus “demais órgãos sem alterações”.

Iris Rezende foi internado após sentir fortes dores de cabeça, no final da manhã do último dia 6 de agosto. O emedebista estava em seu escritório quando se sentiu mal e pediu para ser levado ao hospital. Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH), que ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral.

Iris Rezende apresenta melhoras no nível de consciência e reconhece família

O ex-prefeito passou por um procedimento cirúrgico para conter a hemorragia na cabeça, que durou cerca de quatro horas. A equipe médica que o acompanha avaliou que a cirurgia foi bem-sucedida. Iris recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no fim da manhã da última segunda-feira (16/8).

Após cinco dias internado, o estado de saúde de Iris evoluiu de ‘crítico’ para ‘grave’ e houve melhora no nível de consciência. Ele foi extubado e começou a respirar espontaneamente. Na ocasião, Ana Paula, filha de Iris, informou que ele já estava reconhecendo a família. “Ele não está 100% sem a sedação, as vezes está um pouco confuso, mas já reconheceu os familiares. Ele também pediu para ir embora e pediu água, é um bom sinal para nós”, disse.

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Goiás

Dia do Ciclista: falta de estrutura em Goiânia coloca em risco quem pedala

Falta de ciclovias, ciclofaixas, ciclorotas e iluminação são os principais problemas enfrentados por quem é adepto ao pedal na capital.
Dinake Nubia
19/08/2021, 16h14
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Foto: Carla Falcão/ Aproveite a cidade

O Dia Nacional do Ciclista, celebrado em 19 de agosto, é para a sociedade um dia de conscientização e de busca por novos caminhos para a mobilidade. Em Goiânia, a causa é ainda maior, pois quem pedala precisa enfrentar dificuldades todos os dias, especialmente por causa da falta de estrutura.

Os problemas mais enfrentados pelos ciclistas na capital são a falta de ciclovias, ciclofaixas, sinalização e iluminação. Tudo isso atrelado à falta de respeito e conscientização de motoristas causam diversos acidentes. Segundo dados da Secretaria de Mobilidade, a capital conta apenas pouco mais de 90 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.

Os ciclistas, que constantemente dividem o trânsito com outros veículos, como carros, motocicletas e ônibus, enfrentam problemas em locais como Campinas, que não há sequer espaço destinado para quem é adepto ao pedal. O mesmo acontece em toda a extensão da Avenida Anhanguera, Castelo Branco, 24 de Outubro e diversos outros pontos.

Enfrentando a falta de estrutura em Goiânia, ciclistas pedem respeito e conscientização

A prática de pedalar está sendo cada vez mais adotada, seja por lazer ou também como principal meio de transporte, entretanto, os ciclistas relatam o medo de trafegar na capital. Lucas Souza, de 26 anos, usa a bicicleta como meio de locomoção para o trabalho e relata as dificuldades que enfrenta diariamente.

“A maior dificuldade de um ciclista em Goiânia são as ciclovias, certamente. A gente não tem uma segurança pra trafegar de bicicleta em todas as ruas, em todas as avenidas de Goiânia. Em muitos lugares disputamos espaço com outros veículos e nós, ciclistas, somos praticamente invisíveis. Por isso, corremos risco de sofrer um acidente, que pode ser até mesmo fatal”.

Lucas ainda relata que no trecho que faz até o trabalho não há nenhum espaço destinado para ciclistas e essa falta de estrutura torna a vida do ciclista ainda mais difícil. “A ausência de ciclovias e a continuidade delas de um setor para o outro, além da devida sinalização, como iluminação, ciclofaixas, ciclorotas, torna nossa vida ainda mais difícil, pois não temos o devido respeito no trânsito e, pelo visto, nem da administração municipal”.

Trechos de ciclovias na capital

Sem ligação entre os bairros, Goiânia possui pouco mais de 90 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas implantadas. Nos locais onde não há espaço adequado, os ciclistas se viram como podem para manter a segurança enquanto pedala.

Ciclovias

  • Av. Universitária/ Pç. Cívica: 3 km
  • Av. T-63: 5 km
  • Av. Circular: 1,4 km
  • Av. Assis Chateaubriand: 2,6 km
  • Av. Couto Magalhães: 0,45 km
  • Av. dos Alpes: 1,5 km
  • Parque Flamboyant: 1,9Km
  • Parque Leolídio di Ramos Caiado: 1,8Km
  • Parque Macambira Anicuns: 16,6Km

Ciclofaixas

  • Lago das Rosas/ Zoológico: 3 km
  • Parque Areião: 2,5 km
  • Parque Vaca Brava: 1,2 km
  • Ligação Vaca Brava – Areião: 2,5 km
  • Ligação Lago das Rosas – Parque Vaca Brava: 5,5 km
  • Jardim Botânico: 3,2 km
  • Irisville: 1,2 km

Ciclorotas

  • Av. Cora Coralina até Av. T-63: 4 km
  • Corredor Rua 90 até Pç. Cívica: 3,6 km
  • Av. Contorno/Perimetral Norte ao Bairro São Carlos/ Av. dos Ipês: 19,62 km
  • Centro/Zona 40: 3,1 km
  • Jardim Botânico/Av. Circular :1,75 km
  • Rua T-36 até Rua 15 e Rua 11:  2,5 km
  • Rua 9 até Rua T-37: 2,5 km
  • Av. T-63 até Av. Alpes: 3,65Km
Imagens: Aproveite a Cidade 
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