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Goiás

Dia do Ciclista: falta de estrutura em Goiânia coloca em risco quem pedala

Falta de ciclovias, ciclofaixas, ciclorotas e iluminação são os principais problemas enfrentados por quem é adepto ao pedal na capital.
Dinake Nubia
19/08/2021, 16h14
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Foto: Carla Falcão/ Aproveite a cidade

O Dia Nacional do Ciclista, celebrado em 19 de agosto, é para a sociedade um dia de conscientização e de busca por novos caminhos para a mobilidade. Em Goiânia, a causa é ainda maior, pois quem pedala precisa enfrentar dificuldades todos os dias, especialmente por causa da falta de estrutura.

Os problemas mais enfrentados pelos ciclistas na capital são a falta de ciclovias, ciclofaixas, sinalização e iluminação. Tudo isso atrelado à falta de respeito e conscientização de motoristas causam diversos acidentes. Segundo dados da Secretaria de Mobilidade, a capital conta apenas pouco mais de 90 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.

Os ciclistas, que constantemente dividem o trânsito com outros veículos, como carros, motocicletas e ônibus, enfrentam problemas em locais como Campinas, que não há sequer espaço destinado para quem é adepto ao pedal. O mesmo acontece em toda a extensão da Avenida Anhanguera, Castelo Branco, 24 de Outubro e diversos outros pontos.

Enfrentando a falta de estrutura em Goiânia, ciclistas pedem respeito e conscientização

A prática de pedalar está sendo cada vez mais adotada, seja por lazer ou também como principal meio de transporte, entretanto, os ciclistas relatam o medo de trafegar na capital. Lucas Souza, de 26 anos, usa a bicicleta como meio de locomoção para o trabalho e relata as dificuldades que enfrenta diariamente.

“A maior dificuldade de um ciclista em Goiânia são as ciclovias, certamente. A gente não tem uma segurança pra trafegar de bicicleta em todas as ruas, em todas as avenidas de Goiânia. Em muitos lugares disputamos espaço com outros veículos e nós, ciclistas, somos praticamente invisíveis. Por isso, corremos risco de sofrer um acidente, que pode ser até mesmo fatal”.

Lucas ainda relata que no trecho que faz até o trabalho não há nenhum espaço destinado para ciclistas e essa falta de estrutura torna a vida do ciclista ainda mais difícil. “A ausência de ciclovias e a continuidade delas de um setor para o outro, além da devida sinalização, como iluminação, ciclofaixas, ciclorotas, torna nossa vida ainda mais difícil, pois não temos o devido respeito no trânsito e, pelo visto, nem da administração municipal”.

Trechos de ciclovias na capital

Sem ligação entre os bairros, Goiânia possui pouco mais de 90 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas implantadas. Nos locais onde não há espaço adequado, os ciclistas se viram como podem para manter a segurança enquanto pedala.

Ciclovias

  • Av. Universitária/ Pç. Cívica: 3 km
  • Av. T-63: 5 km
  • Av. Circular: 1,4 km
  • Av. Assis Chateaubriand: 2,6 km
  • Av. Couto Magalhães: 0,45 km
  • Av. dos Alpes: 1,5 km
  • Parque Flamboyant: 1,9Km
  • Parque Leolídio di Ramos Caiado: 1,8Km
  • Parque Macambira Anicuns: 16,6Km

Ciclofaixas

  • Lago das Rosas/ Zoológico: 3 km
  • Parque Areião: 2,5 km
  • Parque Vaca Brava: 1,2 km
  • Ligação Vaca Brava – Areião: 2,5 km
  • Ligação Lago das Rosas – Parque Vaca Brava: 5,5 km
  • Jardim Botânico: 3,2 km
  • Irisville: 1,2 km

Ciclorotas

  • Av. Cora Coralina até Av. T-63: 4 km
  • Corredor Rua 90 até Pç. Cívica: 3,6 km
  • Av. Contorno/Perimetral Norte ao Bairro São Carlos/ Av. dos Ipês: 19,62 km
  • Centro/Zona 40: 3,1 km
  • Jardim Botânico/Av. Circular :1,75 km
  • Rua T-36 até Rua 15 e Rua 11:  2,5 km
  • Rua 9 até Rua T-37: 2,5 km
  • Av. T-63 até Av. Alpes: 3,65Km
Imagens: Aproveite a Cidade 
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Goiás

Prefeito de Goiânia avalia enviar projeto para conceder data-base no início 2022

O envio do projeto é visto como uma forma de garantir de maneira antecipada a reposição salarial que só será efetivada em janeiro.
Keyle Santos
19/08/2021, 17h56
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Foto: Reprodução

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), avalia a possibilidade de enviar, nas próximas semanas, um projeto de lei para conceder a data-base aos servidores municipais no início de 2022. Os servidores estão sem receber as reposições salariais de 2020 e 2021.

Rogério Cruz descartou, na última segunda-feira (16/8), o aumento salarial para os servidores municipais em 2021. Na quarta-feira (18/8), a nova alternativa foi discutida com o presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota) e representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Goiânia (Sindigoiânia).

Um parecer da Procuradoria-Geral do Município (PGM) aponta a impossibilidade jurídica de conceder o reajuste por conta das restrições impostas por lei complementar, que proíbe o aumento de despesa com pessoal nos municípios que receberam auxílio federal para combate à pandemia de Covid-19. A ‘Lei do Socorro aos Estados’ foi sancionada em 2020 pelo governo federal.

A proibição vale até dezembro de 2021 e, portanto, o envio do projeto é visto como uma forma de garantir de maneira antecipada a reposição salarial que só será efetivada em janeiro.

Revisão da data-base de servidores municipais de Goiânia

A reposição salarial dos servidores deixou de ser paga em 2020 devido ao impacto da pandemia do novo Coronavírus. A promessa do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) era que o projeto, que revisa a data-base dos servidores referentes a 2020 e 2021, fosse enviado antes do fim do primeiro semestre, mas não aconteceu.

Já que o último ajuste foi feito ainda em 2019, as categorias têm se movimentado para cobrar o envio do projeto à Câmara. A data-base apenas repõe perdas salarias com a inflação acumulada.

A data-base é a ocasião em que os trabalhadores, organizados através de seus sindicatos, buscam o reajuste salarial anual, manutenção de benefícios e obtenção de outros, como por exemplo plano de saúde, horas extras com adicional superior ao da lei, adicional de turno e outros.

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Política

Deputados aprovam prisão em regime diferenciado para assassinos de policiais

O texto determina ainda que esses presos sejam preferencialmente encaminhados para presídio federal.
Agência Brasil
20/08/2021, 07h54
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Foto: © Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (19/8) projeto de lei que prevê a prisão em regime disciplinar diferenciado de condenados por crime de assassinato de policiais ou militares no exercício da função ou em decorrência dela. A matéria segue para o Senado. Segundo a Lei de Execução Penal, o regime disciplinar diferenciado tem duração máxima de 360 dias e consiste na permanência do presidiário em cela individual, com limitações ao direito de visita e do direito de saída da cela.

O projeto inclui crimes praticados ou tentados, inclusive contra cônjuge ou parente consanguíneo até o terceiro grau e em razão dessa condição. A regra se aplica mesmo a presos provisórios. A pena qualificada para esse tipo de crime é de reclusão de 12 a 30 anos.

“É parte da estratégia do crime organizado de minar a resistência do Estado e, entre os bandidos, é motivo de comemoração e ascensão na liderança da organização criminosa. Por isto a legislação precisa instrumentalizar o Estado de forma a neutralizar estes criminosos e as ações por eles praticadas”, afirmou o relator, deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG).

O texto determina ainda que esses presos sejam preferencialmente encaminhados para presídio federal. Nesses casos, o juiz da execução ou da decretação da prisão provisória deverá solicitar ao Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça a reserva de vaga em estabelecimento federal.

A matéria prevê também que durante o tempo de cumprimento da pena sob esse regime, o preso não poderá progredir de regime ou obter o livramento condicional.

“Não raras vezes, esses criminosos continuam a agir dentro do cárcere para que mais vidas policiais sejam perdidas. Ou seja, há um fortalecimento e, de certa forma, um estímulo à prática dessas infrações, pois o praticante desse crime ganha o respeito dentro da prisão e causa temos aos profissionais que temem por suas vidas”, argumentou Gonzaga.

Para a líder do PSOL, deputada Talíria Petrone (RJ), a proposta deveria ser mais discutida e esclarecer os impactos da medida na lotação dos presídios federais.

“Os presídios federais de segurança máxima foram criados para um fim, que é tirar criminosos, líderes de facções criminosas dos seus territórios, em especial por crimes interestaduais, e afastá-los do lugar do crime. Esses presídios têm um perfil específico”, argumentou. “Não há na matéria nada que fale do impacto que as transferências podem gerar, qual vai ser o fluxo das transferências, qual o volume de processo que vai ser gerado, se as penitenciárias federais, que são cinco, têm vagas suficientes, qual vai ser o perfil dessas penitenciárias, que vai mudar completamente”.

Via: Agência Brasil 
Imagens: Câmara dos Deputados 
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Trânsito

Colisão entre caminhões deixa um morto e um ferido na BR-153, em Panamá

Os veículos estavam carregados com melancia e seguiam no sentido Morrinhos/ Itumbiara.
Dinake Nubia
20/08/2021, 08h35
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Foto: PRF

Uma colisão entre dois caminhões deixou uma pessoa morta e outra ferida na noite desta quinta-feira (19/8), na BR-153, no município de Panamá, na região sul de Goiás. As vítimas são os motoristas dos veículos.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos de grande porte estavam carregados com melancia e seguiam no sentido Morrinhos/ Itumbiara. Em determinado momento, por motivo ignorado, ocorreu a batida.

Com o impacto, o motorista do autocarga que colidiu na traseira não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O condutor do outro caminhão, de 30 anos, sofreu ferimentos leves. Ele foi submetido ao teste do bafômetro, mas o resultado deu negativo para o uso de álcool.

Por causa do acidente, segundo a PRF, o trânsito no local ficou parcialmente interditado por cerca de quatro horas, entre às 19h e 23h.

Colisão entre caminhões deixa um morto e um ferido na BR-153, em Panamá
Foto: PRF

Além da colisão entre caminhões na BR-153, em Panamá, PRF atendeu outros sete acidentes nas rodovias federais

De acordo com balanço divulgado pela PRF, nas últimas 24 horas a corporação atendeu oito acidentes que deixaram sete pessoas feridas e uma morte nas rodovias federais que cortam o estado de Goiás. Entre eles está o acidente entre os caminhões carregados de melancia na BR-153, no Panamá.

Além disso, a fiscalização dos agentes resultou em 305 autuações de infrações de trânsito, sendo que dessas anotações, 26 foram flagrantes de condutores ou passageiros que não usavam o cinto de segurança, 67 de motoristas realizando ultrapassagens proibidas e 13 condutores foram flagrados utilizando celular na direção.

No total, os policiais fiscalizaram 1.374 veículos e 1.145 pessoas que transitaram pelas rodovias federais goianas. Sete pessoas foram detidas por crimes diversos.

Caminhoneiro é preso com mais de duas toneladas de maconha na BR-364, em Jataí

Um caminhoneiro, de 33 anos, foi preso na noite de segunda-feira (16/8) com mais de duas toneladas de maconha na BR-364, no km 195 da BR-364, em Jataí, região sudoeste de Goiás.

A abordagem ao motorista foi feita depois que ele excedeu o limite de velocidade de 40 km/h de um radar local. A polícia encontrou centenas de tabletes de maconha debaixo de caixas de cervejas e em um fundo falso do caminhão.

O homem contou à polícia que pegou a droga em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e levaria para Rio Verde, em Goiás. Ele receberia R$ 3 mil pelo transporte.

Posteriormente, ao vistoriar os elementos identificadores do caminhão, os policiais constataram que se tratava de um veículo com registro de furto. Diante dos fatos, o homem, o caminhão e a droga foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Jataí.

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Economia

Com reajuste nas distribuidoras, preço do gás pode chegar a R$ 115 em Goiânia

Segundo as distribuidoras, o aumento é para cobrir as altas de custos decorrentes da inflação e o reajuste salarial de funcionários, com data-base para setembro.  
Dinake Nubia
20/08/2021, 09h31
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Foto: Divulgação

O preço do gás de cozinha terá um novo reajuste nas distribuidoras no início do mês de setembro. Com isso, o valor do botijão de 13 quilos pode chegar a R$ 115,00 em Goiânia, visto que o comunicado das distribuidoras informa que o aumento é de até R$ 5,89.

O novo aumento acontece mesmo sem reajuste da Petrobras e o motivo alegado pelas distribuidoras é a cobertura das altas de custos decorrentes da inflação e o reajuste salarial de funcionários, com data-base para setembro.

Por meio de comunicado, a Ultragaz informou que o reajuste será de R$ 5,32 por botijão e, como ocorre todos os anos, em setembro é feita a revisão do preço do GLP para a sua rede, que ocorre por causa dos impactos inflacionários em sua estrutura de custos, além das despesas com folha salarial. Segundo a empresa, a recomposição anual já será aplicada em 1º de setembro.

Já a Nacional Gás Distribuidora informou, em comunicado oficial, que o reajuste será de R$ 5,89 e o mesmo é imprescindível para continuar garantindo a segurança e qualidade na prestação dos serviços. A companhia representa a Nacional Gás, Brasil Gás e Para Gás.

Preço do gás pode chegar a R$ 115 e preocupa moradores de Goiânia

Segundo o presidente do Sindicato das Empresas Revendedoras de Gás da Região Centro-Oeste (Sinergás), Zenildo Dias do Vale, o aumento deve provocar queda nas vendas, visto que a renda da população caiu e muita gente está desempregada.

Cláudia Morais, moradora de um bairro na região noroeste da capital, conta que a situação está difícil com tantas altas nos preços. “Está tudo muito caro e fica difícil manter a casa com os preços praticados atualmente. Agora, com uma nova alta no gás, temos que buscar soluções de economia e buscar alternativas para substituir o gás.”.

Jovercina Santos, também moradora da região noroeste, afirma que já busca alternativas para economizar. “Eu já tenho um fogão a lenha que uso para cozinhar feijão, carne e outras coisas. O gás deixo somente para comidas rápidas, pois está muito caro”.

O presidente ainda lembra que em novembro as revendas também terão seu dissídio e a projeção é de repassar R$ 1 por botijão.

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