A tarifa de água e esgoto será revisada e deve ficar mais cara, em Goiás. A revisão tarifária de serviços como água e esgoto está prevista em lei e precisa acontecer de quatro em quatro anos.
O processo que está em trâmite deveria ter ocorrido em 2019, mas começou em 2020 e tem previsão para terminar entre outubro e novembro deste ano. Duas notas técnicas com as metodologias que devem nortear o 2º Ciclo de Revisão Tarifária Periódica (RTP) de serviços de água e esgoto, foram aprovadas pela Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) e a Agência de Regulação de Goiânia (AR).
Segundo o presidente da AR, Paulo César Pereira, a metodologia criada para esse processo avançou em rigor e com a elaboração de critérios mais precisos. Ainda não há um porcentual definido, mas com a conclusão da revisão tarifária em outubro, existe a possibilidade do porcentual estar pronto para ser aplicado em dezembro.
No fim do mês de maio de 2021, o governo de Goiás decidiu manter as tarifas de água e esgoto sem reajuste pelo segundo ano consecutivo. O aumento não foi efetivado por causa da pandemia da Covid-19.
Além da tarifa de água e esgoto que deve ficar mais cara, taxa de iluminação pública terá aumento de até 30%, em Goiânia
Além da taxa do lixo que tem incomodado os moradores da capital, agora, a taxa de iluminação pública terá um aumento de até 30%, em Goiânia, podendo variar de R$ 4 até R$ 37, dependendo da região onde a residência está localizada.
O aumento da taxa de iluminação pública será de 30% para moradores de bairros com poucos habitantes e com famílias carentes. Já para os bairros com maiores números de moradores e com melhor infraestrutura, o aumento será até três vezes maior.
A taxa, que leva o nome de Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), não tem um valor fixo e varia de acordo com o consumo de energia calculado nos pontos luminosos pela Enel. A intenção é que, por um prazo de 5 anos, quando os espaços públicos começarem a ser iluminados por lâmpadas de LED, seja cobrada a taxa mensal de iluminação pública com este aumento.