A entrega do BRT Norte-Sul, no trecho entre os terminais Recanto do Bosque e Isidória, está prevista para o mês de outubro deste ano porém, o BRT vai transportar metade dos passageiros previstos.
Lançada em 2015 e com previsão de 20 meses de duração, a obra do BRT em Goiânia continua sem conclusão mesmo após seis anos. De acordo com a prefeitura, o objetivo é concluir o trecho II em outubro de 2021 e o trecho I em 2022. A ideia do projeto é ligar as regiões norte e sul da capital.
No projeto inicial feito em 2011, a expectativa era de que os 35 ônibus transportassem 112 mil passageiros diários em 416 viagens por dia útil, mas neste ano será entregue apenas parte do corredor com 10 ônibus, e a estimativa é de transportar cerca de 60 mil passageiros por dia, com cerca de 360 viagens.
Um grupo formado na Prefeitura de Goiânia está planejando como será a operação para o uso do BRT. O grupo é formado por várias pastas da administração municipal, como de Mobilidade, Infraestrutura e também a Companhia Metropolitana dei Transportes Coletivos (CMTC).
Há também a participação do consórcio das empresas concessionárias do sistema de transporte metropolitano (Redemob). Na última semana, foi fechado um acordo com as concessionárias para encerrar a disputa judicial sobre quem serial responsável por operar as linhas no eixo norte-sul.
Justificativa para redução de transporte de passageiros no BRT é demanda do transporte coletivo
A justificativa para a redução da estimativa de atendimento é explicada em comparação com o transporte coletivo, que teria uma queda na demanda de usuários por causa da pandemia da Covid-19. Porém, todos os dias os usuários do transporte coletivo reclamam sobre aglomerações em ônibus e terminais na capital.
Atualmente a operação na região metropolitana tem sido feita com metade do que era antes da pandemia. Ainda de acordo com a justificativa, o projeto do BRT foi feito há 10 anos, em um período que não havia muito acesso aos veículos particulares.
Segundo o presidente da CMTC, Tarcisio Abreu, é apenas um início de operação no BRT Norte-Sul, que ainda não terá seu trecho totalmente completo e que há tendência de ampliação na demanda com a inauguração do corredor.
O planejamento para a operação que está prevista para começar ainda neste ano é para o serviço chamado de parador, que são linhas que vão realizar paradas em todas as plataformas e terminais ao longo do itinerário. A previsão de frequência entre as viagens se mantém e está sendo estudado que o usuário espere um máximo de 3 minutos por ônibus em dia útil.