Um homem foi preso em flagrante, nesta segunda-feira (9/8), por esfaquear uma cadela, no Jardim Califórnia, em Goiânia. A cadela foi resgatada e encaminhada para atendimento veterinário.
De acordo com a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), o crime de maus-tratos foi denunciado pelo telefone 161. O homem teria esfaqueado a cadela por ela ter comido dois ovos.
“Um crime cruel e inaceitável. Nossas equipes de fiscalização ficaram perplexas diante de uma ação tão impiedosa contra um animal frágil e que não podia se defender”, afirmou o presidente da Amma, Luan Alves.
O homem foi preso em flagrante e multado em R$ 3 mil e a cadela foi resgatada e encaminhada para atendimento veterinário.
Além da prisão em flagrante de homem por esfaquear cadela, outro foi preso suspeito de maus-tratos contra 11 cães, em Goiânia
No dia 12 de julho deste ano, um homem de 29 anos foi preso suspeito de maus-tratos contra 11 cães, no Setor Rodoviário, em Goiânia. Segundo o comandante da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), quatro animais adultos e sete filhotes que seriam vendidos, foram encontrados com o suspeito.
O comandante afirma que os cães eram amarrados em cordas curtas, ficavam sem alimentação e em espaço insalubre. A Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) multou o homem em R$ 5 mil por maus-tratos. Criminalmente ele pode ter pena de dois a cinco anos de prisão pelo crime.
Segundo o diretor de fiscalização ambiental da Amma, Diego Moura, a agência não consegue estimar quantos dias os animais estavam naquela situação, mas relata que quadro clínico era delicado. De acordo com ele, uma cadela havia dado a luz e não tinha alimentação para conseguir amamentar, além disso, outro cão tinha um quadro de dermatite no rosto.
Aos guardas da Romu, o homem alegou que os animais estavam sem água e comida apenas naquele momento, mas a situação não era frequente. Os cães foram encaminhados para uma organização não governamental (ONG), em Aparecida de Goiânia.
O homem foi encaminhado à Central de Flagrantes e preso sem direito à fiança, devido a um agravante do caso.