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Obras atrasadas em Goiânia geram prejuízo de cerca de R$ 13 milhões

Por Dinake Nubia
Publicado em 02/08/2021 às 15:41
Obras atrasadas em Goiânia geram prejuízo de cerca de R$ 13 milhões

Foto: Paula Resende/ G1

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O atraso na conclusão de obras públicas provoca aumento de custos, redução do bem-estar social e, principalmente, a desconfiança quanto à capacidade do Poder Público para levar a diante esses empreendimentos. Algumas obras atrasadas em Goiânia tem gerado um prejuízo de cerca de R$ 13 milhões aos cofres públicos.

Inseridos nesse conjunto de grandes obras encontram-se as do BRT Norte-Sul, Leste-Oeste, Viaduto Lauro Belchior, Complexo Viário Jamel Cecílio, Marginal Cascavel (entre a T-9 e C-12), Corredor da T-7 e Praça do Trabalhador.

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Juntas, as obras tinham valor inicial orçado em R$ 459 milhões, mas hoje o montante já passa de R$ 472 milhões, um prejuízo estimado em R$ 13 milhões. O valor seria poupado se as obras estivessem terminadas no prazo que foram anunciadas.

Obras atrasadas em Goiânia

Dentre as obras, uma das mais esperadas é a do BRT Norte-Sul, que afeta diretamente o usuário do transporte coletivo na capital. A previsão de entrega era em maio de 2016, mas se arrasta até hoje e tem previsão de conclusão somente em 2022.

Outra importante obra que ainda segue sem conclusão é a da Leste-Oeste, que teve início em julho de 2019, com previsão de conclusão em dezembro de 2020. O prazo de entrega se estendeu para julho de 2022, com um total de dez aditivos.

Outras obras que também tiveram aumento no orçamento foram a do Complexo Viário Jamel Cecílio e o Corredor da T-7. Inicialmente, o Complexo Viário estava orçado em mais de R$ 26 milhões, com início em março de 2020 e promessa de entrega em dezembro de 2020. Entretanto, o prazo de entrega mudou para dezembro de 2021 e o orçamento passou para mais de R$ 30 milhões.

Já corredor da T-7 foi projetado para garantir mobilidade de todos os modais – ônibus, na faixa exclusiva à direita da pista; bicicletas, na ciclovia implantada no canteiro central; e carros, na faixa normal da via. Entretanto, a proposta segue apenas na promessa, pois o atraso na entrega já se arrasta há quatro anos. O valor inicial da obra, em fevereiro de 2015, era de R$ 30 milhões, atraso que custou mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos. A previsão de entrega agora é junho de 2022.

Outras obras como o Viaduto Laudo Belchior, Praça do Trabalhador seguem sem conclusão, mas com novas promessas de entrega: outubro de 2021. Já a obra na Marginal Cascavel só deve ser entregue em 2022.

Em nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) informou que o “viaduto da Leste-Oeste sobre a Marginal Botafogo, na Região da 44, será entregue no final de setembro e nesse momento também estamos trabalhando no estacionamento da Câmara Municipal, que deve ser concluída em 31 de agosto. A obra como um todo tem dificuldades, como 126 desocupações por exemplo.”.

A Seinfra ainda afirmou que “no geral, as obras urbanas contam com muitos imprevistos como desapropriações, chuva, falta de insumos (principalmente nessa pandemia), interferências como rede de água e energia que precisam ser removidos, entre outros.”.

Tags: goiâniaobras atrasadasobras brt

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