Goiânia ampliará a testagem de antígeno da Covid-19 e a partir desta sexta-feira (30/7), vai realizar cerca de 30 mil testes por mês. A nova estratégia será realizada em dois dias da semana, totalizando 7.500 testes feitos em três pontos, mediante agendamento pelo site da Prefeitura.
O atendimento segue sendo feito das 8h às 16h e a testagem será realizada pela empresa contratada por meio de pregão eletrônico. A partir da próxima semana, além dos postos fixos, Goiânia também terá um drive-thru em cada dia de testagem.
O objetivo da ampliação é atender um maior público de pessoas e dessa forma desenvolver ações de diagnóstico precoce e interrupção da cadeia de transmissão do coronavírus.
Testagem de antígeno da Covid-19 nesta sexta (30)
Nesta sexta (30), a testagem será na escola O Pequeno Aprendiz e nos estacionamentos do Cais Bairro Goiá e do Campus V da PUC Goiás. A testagem continua direcionada para pessoas a partir de 12 anos, assintomáticas e que tiveram contato com algum caso confirmado para Covid-19 nos últimos dias.
“Com a contratação da empresa, estamos dobrando a quantidade de testes realizada semanalmente, proporcionando maior conforto para a população e o que é mais importante, evitando que pessoas positivas e sem sintomas continuem circulando e espalhando o vírus”, afirma o secretário de Saúde, Durval Pedroso.
Em caso de sintomas, o paciente deve se dirigir à alguma unidade de saúde e passar por atendimento médico. O teste é feito com o método de swab com hastes flexíveis que detecta a presença do vírus e fica pronto em cerca de 20 minutos.
De acordo com o Informe Epidemiológico divulgado, na quarta-feira (28/7, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Goiânia tem o registro de 184.115 casos confirmados de Covid-19, são 995 novos casos em 24h. O número de óbitos por Covid-19 registrado na capital é de 5.783. Segundo a SMS, 176.526 pessoas já se recuperaram da doença.