A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou o quinto caso positivo da variante Delta do coronavírus no Estado. A variante, identificada na Índia, é considerada mais transmissível que mutações anteriores do coronavírus.
O novo caso é de um morador da cidade de Santo Antônio do Descoberto que trabalha no Distrito Federal, onde já foram confirmados 45 casos e uma reinfecção pela variante Delta. Ele afirmou que teve contato com outras duas pessoas que também foram positivadas.
A confirmação foi feitas através do sequenciamento genômico. Até o momento, a SES-GO afirma que a nova cepa não é de transmissão comunitária em território goiano.
Além deste caso, um outro suspeito está em análise, sendo de uma pessoa moradora de Anápolis que também tem ligação com o surto no Distrito Federal. A mulher e o marido estão isolados em casa, sendo acompanhados pela equipe de saúde de Anápolis.
Outros casos da variante Delta do coronavírus em Goiás
Até esta terça-feira (27), a SES-GO havia confirmado quatro casos de infecção pela variante Delta, todos na capital. Em um destes quatro casos a pessoa tem histórico de viagem internacional e o outro é de um contato desta pessoa. Já os outros dois casos são de pessoas que tiveram contato com moradores do DF, que também registraram contágio pela variante.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, há um alerta máximo na região do Entorno do Distrito Federal. Segundo ela, é impossível impedir a transmissão comunitária no estado.
“Mas o que a gente pode e deve fazer é monitorar qualquer caso. Fazer sequenciamento genômico para ver a dispersão dessa variante e o impacto que ela vai trazer”, esclareceu a superintendente.
Até o momento, Goiás já confirmou 733.826 casos de Covid-19, sendo que 699.503 pessoas se recuperaram e outras 20.618 morreram. Os dados são do Painel Estadual de monitoramento da Covid-19.