De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, túmulos foram revirados e um crânio foi furtado do Cemitério Municipal, no bairro central, em Santo Antônio do Descoberto, no entorno do Distrito Federal. O crime aconteceu na noite de quarta-feira (21/7), por volta das 00h.
A Polícia Civil de Goiás (PCGO) investiga o caso. Em um boletim de ocorrência, a prefeitura da cidade narrou que o coveiro notou uma sepultura violada e ao verificar viu que faltava um crânio.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Márcio Parente, ao todo, foram cerca de quatro sepulturas reviradas. Ele acredita ser um ato de vandalismo, mas que nada está concreto ainda. “Fizemos o primeiro levantamento e por enquanto só um crânio foi furtado. Ainda estamos apurando outros túmulos que também foram violados”, afirma.
De acordo com o delegado que investiga o caso, Pablo Santos Batista, a perícia esteve no local. “Estamos investigando o caso, mas ainda não há informações da autoria do crime”, disse.
Além dos túmulos revirados e do crânio furtado, portão de cemitério é furtado em Santo Antônio do Descoberto
O portão do cemitério também foi furtado no último dia 10 de julho, por volta das 15h. O secretário de Meio Ambiente descarta a relação deste furto com a violação dos túmulos.
No dia 13 de julho o secretário ainda não tinha registrado um boletim de ocorrência do furto, pois estava esperando que o portão fosse devolvido. “Como é uma cidade onde todo mundo se conhece, vamos esperar para ver se a pessoa se comove e entrega o portão”, disse Márcio Parente.
Alguns moradores da cidade registraram o momento em que um homem leva a porta de ferro em cima de uma kombi branca. Segundo Márcio Parente, a pessoa que furtou o portão teve de arrancar parte do muro para poder levá-lo inteiro.
A prefeitura de Santo Antônio do Descoberto estimou que o prejuízo com o furto do portão foi de cerca de R$ 2,8 mil.