Vários estudantes de Goiânia voltarão a ter aulas presenciais a partir do mês de agosto, depois de cerca de um ano e meio de aulas à distância por causa da pandemia da Covid-19. Entenda como será o 2º semestre para os ensinos infantil, fundamental e médio.
As aulas presenciais estavam suspensas desde março do ano passado. Porém, as escolas foram autorizadas, por decreto, a realizar atividades presenciais desde outubro, contando que seguissem uma série de normas.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) afirma que optou por retomar as aulas presenciais em todo o ensino público municipal, só agora que os professores estão sendo imunizados contra a Covid-19.
Segundo a SME, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) vão atender as crianças em meio período, que serão divididas por ordem alfabética, entre os turnos matutino e vespertino. Todos os pais e/ou responsáveis pelos alunos serão informados sobre como vai funcionar a organização para atender todas as crianças.
Aulas presenciais no ensino fundamental em Goiânia
Já no ensino fundamental, a SME explicou que os estudantes do 1º ao 5º ano farão revezamento diário para serem todos atendidos presencialmente nas escolas, ou seja, as crianças vão à escola um dia sim e o outro não.
Assim como no ensino infantil, os responsáveis devem ser instruídos sobre a agenda de aulas de cada estudante. O critério para saber qual estudante vai em qual dia será a ordem alfabética.
Os estudantes de 6º a 9º ano farão revezamento semanal, ou seja, eles irão à escola uma semana sim e a outra não. Assim como nos outros ciclos, o critério estabelecido para definir quem vai em qual semana também é o de ordem alfabética.
De acordo com a SME, em todos os casos haverão atividades a serem feitas em casa, além do ensino em sala. Portanto, o sistema digital de aprendizagem usado até o semestre anterior continuará sendo usado.
Os responsáveis pela criança também podem escolher que ela continue apenas com ensino à distância ao invés do modelo híbrido que está sendo implantado e, para isso, deverão comunicar às instituições de ensino e assinar um termo. Segundo a SME, o conteúdo ministrado para os estudantes em ensino remoto e híbrido serão sempre os mesmos.
Retorno de atividades presenciais do ensino médio
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), será implantado o sistema híbrido para o retorno ao ensino público estadual, a partir do dia 2 de agosto, quando se inicia o segundo semestre do ano letivo de 2021.
A Seduc detalhou que está seguindo as recomendações do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para Enfrentamento ao Coronavírus do Estado de Goiás (COE/GO) e, portanto, respeita o limite de 30% do número de alunos considerando-se a capacidade de cada sala de aula e da escola. Segundo a pasta, haverá um rodízio quinzenal para o atendimento presencial escalonado dos estudantes.