Após diversas denúncias de consumidores e intensificação na fiscalização, o Procon apreendeu, nesta semana, carnes e outros alimentos vencidos em supermercados de Goiânia. A operação verificou as condições dos produtos à venda e se as exigências de armazenamento são respeitadas pelos estabelecimentos.
Durante a fiscalização, o órgão encontrou carnes, queijos, ovos, iogurtes e biscoitos vencidos. As apreensões foram feitas em estabelecimentos no Jardim Novo Mundo, Jardim América, Jardim do Cerrado, Jardim Riviera e Setor Morada do Sol.
Carnes e outros alimentos vencidos encontrados em supermercados de Goiânia
No total, foram apreendidos 50 quilos de frango em um supermercado no Jardim Novo Mundo, 7 quilos de carne suína em um estabelecimento na Avenida Portugal, 24 quilos de carne bovina no Jardim do Cerrado, 18 quilos de carne bovina no Setor Morada do Sol, 8 pacotes de linguiça para churrasco no Jardim América, 34 pacotes de queijos na Avenida T-9 e 8 litros de iogurtes no Jardim Riviera.
Já em um supermercado localizado no Parque Eldorado Oeste, os fiscais encontraram 6 cartelas de ovos com 12 unidades, 28 pacotes de biscoito com recheio e 5 pacotes de salsicha vencidos. Os produtos apreendidos foram descartados pela equipe de fiscalização. Os estabelecimentos foram autuados e podem pagar uma multa que varia de R$ 680 a R$ 10,2 milhões.
O Procon Municipal orienta aos consumidores que fiquem atentos ao prazo de validade dos produtos na hora da compra e, caso flagrem irregularidades, acionem a fiscalização do Procon pelo telefone 3524-2349 ou pelo aplicativo Prefeitura 24 horas.
Cerca de 6 toneladas de produtos agropecuários vencidos são apreendidos na capital
Em maio deste ano, o Procon Goiânia apreendeu cerca de 6 toneladas de produtos agropecuários vencidos em uma casa agropecuária localizada na Avenida Castelo Branco.
Rações e suplementos alimentares para aves, gados, suínos e equinos estavam vencidos desde de janeiro, março e abril deste ano. Também foram encontradas 18 unidades de vacinas para aves e gados com data de validade vencida.
A ação desta segunda é considerada a maior apreensão de produtos vencidos que o Procon já realizou em Goiânia. Em 2020, o órgão apreendeu mais de 4 toneladas de tintas vencidas em uma loja de material de construção.