A Prefeitura de Goiânia vai colocar os “sommeliers de vacina”, ou seja, pessoas que escolhem marca ou fabricante de vacina contra a Covid-19, no final da fila de vacinação. Isso significa que estes moradores só serão vacinados quando toda a população com mais de 18 anos estiver imunizada.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, na terça-feira (13/7), 17,3% dos moradores que pegaram a senha no drive-thru do shopping Passeio das Águas desistiram do atendimento causa da marca da vacina. Das 2 mil doses que foram disponibilizadas para o ponto de vacinação, apenas 1.654 foram aplicadas. Isso porque 346 pessoas se recusaram a receber a dose da vacina que estava programada pela Prefeitura de Goiânia,
A secretária executiva da SMS, Luana Ribeiro, ressalta que todas as vacinas são eficazes contra a Covid-19 e receberam validação pelos órgãos sanitários. “A pessoa ao recusar a dose disponível tira o direito de outro tomar a vacina nesse momento tão importante”. Ela acrescenta que o mais importante é que a cobertura vacinal seja atingida.
Decreto vai penalizar quem escolher marca de vacina em Goiânia
Por meio de nota, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) disse que vai assinar, nos próximos dias, um decreto que penaliza quem se recusar a tomar a vacina por causa da marca. Segundo ele, essas pessoas serão enviadas para o final da fila de vacinação.
A nota diz ainda que “o prefeito reforça que todas as vacinas disponíveis no Brasil tiveram sua eficácia atestadas pela Anvisa e entende que, enquanto o poder público se esforça para garantir a imunização à população, cabe aos cidadãos, que tanto esperaram a resposta da ciência, darem suas cotas de participação para vencermos esta grave crise sanitária”.
Atualmente a prefeitura distribui 2 mil senhas diariamente para garantir o atendimento por drive-thru no shopping Passeio das Águas. Porém, os moradores chegam cedo na fila, pegam a senha, e desistem de receber a vacina quando chegam no stand de vacinação e verificam qual é a marca do imunizante que é aplicado no momento.