Com filas de mais de 7 quilômetros nos dois drive-thrus e todas as vagas nas unidades de saúde preenchidas, a Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde de Aparecida aplicou neste sábado, 10 de julho, 5.498 mil doses de vacinas contra a covid-19 na cidade. A Prefeitura de Aparecida de Goiânia avançou novamente na vacinação e iniciou a aplicação da 1ª dose em todas as pessoas a partir de 37 anos de idade. Ou seja, independente da condição ou comorbidade, qualquer morador da cidade nessa faixa etária pode ser vacinado mediante apresentação de documento de identidade, Cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço. Todos os oito postos funcionaram das 8 às 17 horas.
“A população aparecidense compareceu ao chamado para ser imunizado contra o coronavírus e procuraram os drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades e também preencheram todas as vagas liberadas no aplicativo Saúde Aparecida que disponibiliza vacinação nas Unidades de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização. E isso é bastante positivo, pois assim poderemos imunizar um grande números de pessoas diariamente”, comentou a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro que explicou ainda que a ampliação da faixa etária foi possível após a chegada de duas novas remessas de doses ao município nesta semana.
Maurílio de Souza de 38 anos foi uma das milhares de pessoas vacinadas em Aparecida de Goiânia neste sábado. Ele disse que a espera na fila compensava, pois a vacina é melhor cuidado pra saúde neste momento. “Vale a pena demais esperar para receber a dose da vacina. A gente tem que se cuidar, porque com a covid não se brinca”, disse ele ao aguardar para entrar em um dos trailers refrigerados para aplicação da dose. Quem também ficou feliz com a vacinação foi Margarida Alves de 39 anos. “Estou feliz demais. Eu cheguei até aqui, graças a Deus, sem ter covid, mas o medo era nosso companheiro. Então quando chegou minha idade eu vim pra fila”, contou ela que passou a noite na fila do drive da Cidade Administrativa para se vacinar.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, de 20 de janeiro a 10 de julho deste ano foram aplicadas em Aparecida o total de 252.197 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 178.797 de primeira dose e 57.650 como segunda dose e 15.750 dose única, totalizando 73.400 pessoas imunizadas completamente na cidade. Ao todo, segundo informações da SMS, a cidade recebeu 196.746 doses para primeira aplicação, 73.400 para segunda e 15.870 doses como dose única, um total de 286.016 doses recebidas. Atualmente o estoque do município é de 12.582 doses para primeira aplicação, 7.950 para dose reforço e 50 doses como dose única para serem aplicadas em Aparecida.
A coordenadora de Imunização, Renata Cordeiro, ressalta que a vacinação nos dois drives de 1ª dose e também nas seis unidades de saúde continua nesta segunda-feira, 12 de julho. Para quem precisa agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”, o acesso pode ser feito pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). As vagas para as pessoas com mais de 37 anos e dos grupos prioritários que ainda estão sendo vacinados, conforme nova regra estadual, são liberadas sempre no final do dia de segunda a sexta-feira.
100% das doses para aplicação por faixa etária
A Prefeitura de Aparecida segue a última resolução da Comissão Intergestores Bipartide de Goiás (CIB), que aprovou a destinação de 100% das doses para a vacinação da população geral, em ordem decrescente de idade. Assim, o critério utilizado para aplicação da primeira dose será exclusivamente o da faixa etária. Para além disso, apenas gestantes, puérperas, profissionais de saúde e da educação e pessoas com comorbidades ou deficiência que porventura não foram vacinadas serão atendidas.
“É importante destacar também que todos dos grupos prioritários que já agendaram o serviço serão imunizados normalmente. As doses para essas aplicações já foram reservadas. Existem agendamentos realizados até o dia 15 de julho. Porém, novas vagas não serão mais disponibilizadas, com exceção das gestantes, puérperas, profissionais de saúde e da educação e pessoas com comorbidades ou deficiência. Já avançamos muito, estamos imunizando moradores com 37 anos e em breve alcançaremos toda a população acima de 18 anos”, afirma a coordenadora de imunização da SMS, Renata Cordeiro.
Dessa forma, trabalhadores da imprensa, caminhoneiros, lactantes, trabalhadores do transporte aéreo, metroviário, ferroviário e aquaviários, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores industriais e da limpeza urbana não serão mais priorizados. O critério utilizado será exclusivamente o da faixa etária.
Segunda dose
A SMS continua também aplicando a segunda dose da vacina, fundamental para a proteção dos pacientes. Neste sábado, quem já estiver com o prazo adequado para receber o reforço, deve procurar o drive-thru do Aparecida Shopping, das 8 às 17 horas. Além disso, o serviço está disponível nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, das 8 às 17 horas. Para receber a segunda dose da vacina não é necessário agendar. Basta apresentar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação. Se a Dose 2 for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente na Central Municipal de Imunização.