Proprietários de veículos registrados em Goiás devem estar atentos ao prazo para pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), referente ao ano de 2021. De acordo com o calendário, divulgado pelo Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO), que foi prorrogado devido à pandemia da Covid-19, a primeira parcela do tributo para placas com final 7 vence no dia 6 de julho.
No estado, o pagamento do IPVA está dividido em três parcelas, sendo a última junto do Licenciamento Anual, obrigação de todo condutor. Essa é a segunda vez que o governador Ronaldo Caiado prorroga os prazos durante a pandemia; a primeira foi em março de 2020. Seguindo o novo calendário, a terceira parcela do tributo junto do Licenciamento estão com vencimento para dia 05 de agosto.
De acordo com o Detran-GO, o boleto para quitar a taxa de licenciamento é emitido no mesmo local que o IPVA, e só pode ser pago caso todos os débitos relativos ao automóvel estejam em dia, incluindo possíveis multas e documentações, além de não existir restrições administrativas e judiciais.
Vale lembrar que, segundo o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o veículo sem estar licenciado é uma infração gravíssima, passível de multa no valor de R$293,47, acréscimo de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apreensão do automóvel até que seja regularizado.
O condutor ainda pode optar por pagar o IPVA em parcela única, cobrada também no dia 05 de agosto. Para quitar os débitos, os pagamentos podem ser realizados através das plataformas online disponibilizadas pelo Detran-GO.
Para evitar sair de casa durante a pandemia, ainda é possível contratar os serviços de um despachante online credenciado ao órgão competente. Desse modo, além de quitar o IPVA e regularizar o licenciamento online, outros tributos poderão ser parcelados no cartão de crédito. Na hora de realizar a transação, é preciso informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
Por: Jéssica Santos