IPVA: Pagamento para placas com final 7 vence em julho em Goiás; veja como pagar
Proprietários de veículos registrados em Goiás devem estar atentos ao prazo para pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), referente ao ano de 2021. De acordo com o calendário, divulgado pelo Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO), que foi prorrogado devido à pandemia da Covid-19, a primeira parcela do tributo para placas com final 7 vence no dia 6 de julho.
No estado, o pagamento do IPVA está dividido em três parcelas, sendo a última junto do Licenciamento Anual, obrigação de todo condutor. Essa é a segunda vez que o governador Ronaldo Caiado prorroga os prazos durante a pandemia; a primeira foi em março de 2020. Seguindo o novo calendário, a terceira parcela do tributo junto do Licenciamento estão com vencimento para dia 05 de agosto.
De acordo com o Detran-GO, o boleto para quitar a taxa de licenciamento é emitido no mesmo local que o IPVA, e só pode ser pago caso todos os débitos relativos ao automóvel estejam em dia, incluindo possíveis multas e documentações, além de não existir restrições administrativas e judiciais.
Vale lembrar que, segundo o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o veículo sem estar licenciado é uma infração gravíssima, passível de multa no valor de R$293,47, acréscimo de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apreensão do automóvel até que seja regularizado.
O condutor ainda pode optar por pagar o IPVA em parcela única, cobrada também no dia 05 de agosto. Para quitar os débitos, os pagamentos podem ser realizados através das plataformas online disponibilizadas pelo Detran-GO.
Para evitar sair de casa durante a pandemia, ainda é possível contratar os serviços de um despachante online credenciado ao órgão competente. Desse modo, além de quitar o IPVA e regularizar o licenciamento online, outros tributos poderão ser parcelados no cartão de crédito. Na hora de realizar a transação, é preciso informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
Por: Jéssica Santos