Os policiais que atuaram na força-tarefa para capturar Lázaro Barbosa foram homenageados pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) nesta quinta-feira (1º/7). A homenagem integrou a solenidade de inauguração da reforma da sede do Comando de Missões Especiais (CME) da Polícia Militar de Goiás (PMGO), em Goiânia.
Quase 300 agentes de segurança participaram das buscas e captura de Lázaro Barbosa, entre os municípios de Cocalzinho de Goiás e Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal.
“Não tiveram um minuto de recuo. A missão foi dada e cumprida, o que fez com que a tranquilidade voltasse a reinar naquela região”, afirma o governador.
O trabalho integrado envolveu a Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Polícia Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF) e Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE-DF).
Lázaro Barbosa é apontado como autor de pelo menos 30 crimes em Goiás, Bahia e no Distrito Federal. Após 20 dias de buscas, na manhã de segunda-feira (28/6), Lázaro Barbosa morreu após uma troca de tiros com a polícia.
Objetivo de policiais que atuaram na força-tarefa não era capturar Lázaro, mas impedir outros crimes, diz Rodney Miranda
Em um pronunciamento direcionado as forças de segurança de Goiás e do Distrito Federal, Ronaldo Caiado disse que “esse é um legado que vai ficar para sempre. Cada policial aqui se sente respeitado e, ao mesmo tempo, reconhecido”.
O secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, afirma que o sucesso da operação foi consolidado pela integração, harmonia e comprometimento do efetivo. “Nosso primeiro objetivo não era capturar o foragido, era impedir que fizesse mal a outro inocente. Fomos muito bem sucedidos”, afirmou o secretário.
O deputado estadual, Amauri Ribeiro, também parabenizou os policiais. “Vocês dão a vida para salvar as nossas vidas. Devemos muito a vocês que, sem sombra de dúvida, fazem um exímio trabalho”, disse.
Já o deputado estadual Coronel Adailton enfatizou a importância da integração nas buscas por Lázaro Barbosa. “As nossas forças policiais de Goiás são, sem dúvida alguma, a melhor segurança pública do Brasil”, destacou.