A cadela Cristal, da raça Border Colie, que atuou no resgate de vítimas em Brumadinho – o rompimento da barragem em Minas Gerais, ocorrido em 25 de janeiro de 2019 matando 270 pessoas – chegou à Cocalzinho de Goiás para auxiliar nas buscas por Lázaro Barbosa, de 32 anos.
Cristal tem 6 anos e é treinada para farejar o cheiro de pessoas vivas ou mortas pelo ar. Por isso, não é necessário objeto para que ela identifique algum vestígio. Cristal já está no distrito de Girassol e saiu com militares para farejar Lázaro.
Além de Cristal, que vem de Anápolis (GO), outros dois também auxiliarão nas buscas, que é o pastor Alemão Dart e a Hope, uma Bloodhound. Os dois têm cerca de três anos, segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, e também são treinados com a técnica ventaneio, que identifica o cheiro pelo ar.
Buscas por Lázaro entram no 12º dia
O homem é procurado a 12 dias e é suspeito de uma série de crimes, incluindo o homicídio de quatro pessoas de uma mesma família na área rural de Ceilândia, no Distrito Federal. Mais de 250 policiais atuam nas buscas pelo foragido e ação conta com o apoio da Força Nacional.
Na manhã deste sábado (19/6), a polícia montou um cerco próximo a cidade de Águas Lindas de Goiás, no entorno do DF, após um morador afirmar que avistou o fugitivo entrando em uma gruta. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de Goiás informou que “as equipes policiais continuam em operação para captura de Lázaro e que estão a cada dia mais conhecedoras das peculiaridades da área de atuação e do perfil de ação de Lázaro. Todas as informações que chegam ao conhecimento da força tarefa estão sendo devidamente conferidas, caso não sejam de caráter reservado, serão divulgadas. Qualquer informação relevante, solicitamos que seja encaminhada pelo número 190”.