fechar
navegue
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Parceiros imagem
    • Aproveite a cidade
  • Editorias imagem
    • Goiás
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Dia Gourmet
    • Esportes
  • Colunas
  • Dia TV imagem
    • Vídeos
    • Ao vivo
  • Câmeras ao vivo
  • Agenda Cultural
  • Contato
  • Anuncie
  • Siga-nos:
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • Anuncie
  • Contato
Dia Online
Dia Online
Dia Online
Dia Online
  • Últimas notícias
  • Editorias
      • Goiás
      • Política
      • Economia
      • Esportes
      • Brasil
      • Entretenimento
      • Saúde
      • Mundo
      • Trânsito
      • Dia Gourmet
      • Educação
      • Imóveis
      • SEM CATEGORIA
  • Colunas
    • Nathan Sampaio
      Nathan Sampaio
      30 de maio de 2020

      Espetáculo teatral que conta a vida de Malala será exibido no YouTube

      Hélmiton Prateado
      Hélmiton Prateado
      3 de janeiro de 2020

      Maçonaria se renova

      Dia Online
      Dia Online
      27 de agosto de 2019

      A dança das cadeiras do futebol brasileiro

      Matthew Vilela
      Matthew Vilela
      29 de janeiro de 2019

      Crítica: “Vice” tem Christian Bale como o ex-vice-presidente dos EUA, Dick Cheney

      • ver mais
  • CÂMERAS AO VIVO
  • Câmeras ao Vivo
    • imagem
      Goiânia
      Jardim Petrópolis
      imagem
      Goiânia
      Setor Sul
      imagem
      Goiânia
      Setor Sul
      imagem
      Brasília
      Asa Sul
      • ver mais
  • DiaTV
  • Agenda Cultural
  • Institucional
      • Anuncie no Dia Online
      • Aplicativos Smartphone
      • Contato
      • Reclame no Dia
      • Trabalhe Conosco
      • Transmita ao Vivo
62 99636 5920
X
  • Assuntos do dia:
  • homicídio em farmácia
  • transporte coletivo
  • varíola dos macacos
  • Festa de Trindade
  • bandeira tarifária
  • vacinação covid-19
62 99636 5920
X
  • Assuntos do dia:
  • homicídio em farmácia
  • transporte coletivo
  • varíola dos macacos
  • Festa de Trindade
  • bandeira tarifária
  • vacinação covid-19
Trânsito

Capotamento deixa cinco feridos na BR-040, em Luziânia

Três vítimas ficaram presas às ferragens e foram retiradas pelos bombeiros. Todos os envolvidos foram levados para unidades de saúde da região.
Dinake Nubia
24/05/2021, 10h37
imagem
Foto: CBMGO

Um capotamento deixou cinco pessoas feridas neste domingo (23/5) na BR-040, em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal (DF). Segundo informações, o motorista perdeu o controle da direção e bateu na parede um restaurante, que estava fechado no momento do acidente.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), as vítimas estavam em um Fiat Siena e três delas ficaram presas às ferragens. Testemunhas relataram que o condutor do carro perdeu o controle ao tentar fazer uma ultrapassagem. Neste momento, saiu da pista e capotou.

O motorista, de 32 anos, estava com escoriações; uma adolescente de 16 anos se queixou de dores no corpo; um jovem de 24 anos teve traumatismo craniano leve; um rapaz de 21 anos apresentou escoriações nos braços e pernas; e um jovem de 27 anos teve um trauma na coluna cervical e lombar, por isso, não conseguia movimentar as pernas no momento do acidente.

As vítimas foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Marajó e Cais II de Valparaíso de Goiás. Também participou do resgate o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU).

O nome das vítimas não foram divulgados, por isso, o Dia Online não conseguiu atualização do estado de saúde delas.

Além do capotamento na BR-040, em Luziânia, atropelamento deixa uma vítima na BR-153

Um outro acidente foi registrado neste domingo (23/5). Neste caso, uma arquiteta de 42 anos que mora em Itumbiara morreu após ser atropelada enquanto pedalava com amigos na BR-153, em Canápolis, Minas Gerais.

Segundo testemunhas, a vitima foi atingida por um veículo desgovernado e em alta velocidade. Amigos ainda relatam que o motorista teria dormido no volante. Após o acidente, o motorista fugiu do local e abandonou o carro, que foi localizado em seguida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Amigos e familiares da vítima organizam uma manifestação para esta segunda-feira (24/5).

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Mãe é indiciada após matar e colocar fogo em corpo de bebê, em Anápolis

Ela foi indiciada por ocultação de cadáver e homicídio duplamente qualificado pelo emprego de asfixia.
Dinake Nubia
24/05/2021, 12h09
imagem
Foto: Bruno Mendes/TV Anhanguera

A Polícia Civil (PC), por meio do Grupo de Investigação de Homicídio (GIH), concluiu nesta segunda-feira (24/5) o caso de uma jovem, de 24 anos, investigada por matar e colocar fogo em corpo de bebê, em Anápolis, a 55 km de Goiânia. Ela foi indiciada por ocultação de cadáver e homicídio duplamente qualificado pelo emprego de asfixia e pela impossibilidade de defesa da vítima.

De acordo com o GIH, o caso não foi tratado como infanticídio, pois a mulher já teria tentado interromper a gravidez duas vezes, tomando remédios abortivos. Além disso, a investigação aponta que o crime foi premeditado, pois o terreno onde o bebê foi parcialmente carbonizado pertencia a um dos familiares da mulher.

Conforme apontado pelo laudo cadavérico, o bebê foi morto por asfixia, provavelmente quando a mãe o enrolou em um cobertor e colocou em uma caixa de papelão. Ele nasceu saudável, com cerca de 2,8 kg.

Durante as investigações, buscas foram realizadas na residência da mulher e foi localizado um depósito, onde a criança teria sido deixada por dois dias sem se alimentar antes de ser morta.

Em depoimento à PC, a mulher confessou o crime e não apresentou advogado de defesa durante a fase de investigação. O inquérito foi remetido ao Poder Judiciário. Ela continua presa do presídio de Aparecida de Goiânia.

Relembre o caso da mãe foi indiciada após matar e colocar fogo em corpo de bebê, em Anápolis

No último dia 12 deste mês, câmeras de segurança flagraram uma mulher levando o corpo de um bebê para dentro de um lote baldio e ateando fogo, em Anápolis.

O caso foi descoberto depois que um pedestre viu um cachorro arrastando o corpo pela rua. Quando foi verificar, viu que se tratava de um bebê e acionou a polícia.

A mulher foi encontrada pois a criança ainda estava com a pulseira de identificação da maternidade, onde constava o nome da mãe.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Política

CCJ rejeita retirada de pauta da PEC da Reforma Administrativa

Os parlamentares agora debatem sobre a constitucionalidade da proposta e a expectativa é que a admissibilidade do texto seja votada amanhã (25).
Agência Brasil
24/05/2021, 14h22
imagem
Foto: © Marcello Casal Jr/Agência Brasil.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados rejeitou nesta segunda-feira (24/5) um pedido para a retirada de pauta da proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, que trata da reforma administrativa. Foram 38 contrários à retirada de pauta e 22 votos favoráveis. Os parlamentares agora debatem sobre a constitucionalidade da proposta e a expectativa é que a admissibilidade do texto seja votada amanhã (25).

Pelo regimento interno da Câmara, cabe à comissão avaliar a constitucionalidade das propostas, não emitindo parecer sobre o mérito. Caso a proposta seja aprovada no colegiado, a reforma ainda precisará ser analisada por uma comissão especial e depois, em dois turnos, pelo plenário da Casa.

A PEC, encaminhada ao Congresso em setembro do ano passado, mexe na Constituição para alterar disposições sobre servidores, empregados públicos e também modifica a organização administrativa do Estado.

Na manhã desta segunda-feira, o relator da PEC, Darci de Matos (PSD-SC), apresentou novo parecer sobre sua admissibilidade, suprimindo novos itens da proposta encaminhada ao parlamento pelo Executivo, em setembro do ano passado.

O relator retirou do texto os novos princípios da administração pública previstos pelo governo: “imparcialidade, “transparência, inovação, responsabilidade, unidade, coordenação, boa governança pública e subsidiariedade”.

“A inclusão de novos princípios no texto constitucional, embora seja boa a intenção, pode gerar interpretações múltiplas e completamente divergentes, o que consequentemente gerará provocações ao Supremo Tribunal Federal para dispor sobre sua efetiva aplicabilidade em situações, por exemplo, de improbidade administrativa”, disse o relator.

No parece anterior, o deputado já havia suprimido outros dois pontos da proposta: o que permite ao presidente da República extinguir, transformar e fundir entidades da administração pública autárquica e fundacional, via decreto; e o trecho impedia a realização de qualquer outra atividade remunerada pelos servidores ocupantes de cargos típicos de Estado.

“A possibilidade de extinção dessas entidades mediante decreto do chefe do Executivo acarretaria grave alteração no sistema de pesos e contrapesos, ínsito ao modelo de separação de poderes e ao controle da administração pública pelo Poder Legislativo”, justificou o deputado.

Reforma Administrativa

Entre outros pontos, o texto estabelece cinco novos tipos de vínculos para novos servidores. Pela proposta, apenas as carreiras típicas de estado terão a garantia de estabilidade no cargo após um período de experiência. A proposta diz ainda que uma lei complementar vai definir quais serão essas carreiras e seus critérios.

O texto mantém a previsão de realização de concursos para cargos permanentes fora das carreiras típicas de estado, mas diz que haverá uma segunda etapa de “vínculo de experiência” de, no mínimo, dois anos, e que a investidura ocorrer para os mais bem avaliados ao final do período, dentro do quantitativo previsto no edital do concurso público.

Além disso também vai permitir ingresso por seleção simplificada para alguns vínculos, inclusive com a previsão de vínculo por prazo determinado. A PEC também prevê a substituição das “funções de confiança”, que atualmente devem ser ocupadas por servidores que tenham cargos efetivos, pelos “cargos de liderança e assessoramento”.

No caso do Legislativo, o texto da reforma retira sua competência para dispor sobre a criação e extinção de ministérios e órgãos da administração pública. Ele permite ao Legislativo editar normas gerais para delegar a particulares atividades exercidas pelo poder público. O dispositivo autoriza a contratação de empresas privadas, ONGs (organizações não governamentais), entre outros, para realizarem o trabalho que hoje é desempenhado somente por servidores públicos.

O texto também restringe a participação do Estado na atividade econômica. Pela proposta, o Estado só poderá atuar diretamente em atividades econômicas que estão previstas na Constituição.

Via: Agência Brasil 
Imagens: Agência Brasil 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Covid-19: Aparecida inicia vacinação de trabalhadores da educação nesta terça (25)

Imunização ocorrerá exclusivamente via agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”.
Dinake Nubia
24/05/2021, 15h52
imagem
Imagem: iStock

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia inicia, nesta terça-feira (25/5), a vacinação contra a Covid-19 de trabalhadores da educação com idade de 55 a 59 anos. Seguindo o Plano Nacional de Imunizações (PNI), a ampliação contemplará profissionais da educação básica e superior.

O serviço estará disponível exclusivamente via agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso à ferramenta pode ser feito pelo site da Prefeitura. As vagas devem ser liberadas nesta terça-feira (25).

No dia e horário marcado, o trabalhador da educação deverá apresentar documento de identidade, CPF ou Cartão SUS, comprovante de endereço e contracheque atestando a atuação. Os locais de vacinação para quem agendar são as Unidades Básicas de Saúde dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim e a Central Municipal de Imunização.

De acordo com a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, todos os trabalhadores da área da educação serão vacinados nesta etapa, não só os professores. Quem trabalha no município mas mora em outro local, caso não consiga realizar o agendamento poderá ser vacinado na Central de Imunização, sem agendamento.

Além da vacinação de trabalhadores da educação, Aparecida continua imunização de outros grupos

A vacinação de pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente acima de 18 anos, incluindo pessoas com síndrome de down e pessoas com doenças neurológicas crônicas, também continua na cidade. O serviço está disponível para elas por meio de agendamento pelo “Saúde Aparecida” e também nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades. Nestes casos, sem necessidade de agendar previamente.

Gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos também continuam sendo imunizadas mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida” e com prescrição médica.

Nestes casos é necessário comprovar a comorbidade por meio de laudo médico. Já para pessoas com deficiência, a comprovação pode ser feita através de laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público que indiquem condição de deficiência; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.

Na atual fase da campanha estão sendo vacinadas

  • Trabalhadores da educação de 55 a 59 anos de idade
  • Pessoas em situação de rua de 18 a 59 anos de idade
  • Pessoas com comorbidades acima de 18 anos
  • Pessoas com deficiência permanente com mais de 18 anos de idade;
  • Gestantes e puérperas com comorbidades e com mais de 18 anos de idade
  • Pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos.

Locais de vacinação em Aparecida de Goiânia

1ª dose para trabalhadores de educação, pessoas com comorbidades e deficiência permanente:

  • Drive-thru da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela (de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h);
  • Drive-thru do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança (de segunda a sexta-feira das 8h às 18h).

Com agendamento prévio pelo aplicativo “Saúde Aparecida”:

  • UBSs dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim (de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas)
  • Central Municipal de Imunização (Rua São Domingos, nº 100, Centro)

2ª dose

Sem agendamento prévio e levando documento de identidade, CPF ou cartão SUS e cartão de vacinação:

  • Drive-thru do Centro de Especialidades (de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 17 horas)
  • UBSs dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim (de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas)

A segunda dose da Coronavac será aplicada exclusivamente no Drive-htru do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização (de segunda a sábado, das 9 às 16 horas). Não é necessário agendar.

Via: Prefeitura de Aparecida de Goiânia 
Imagens: iStock 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Goiás registra 596.785 casos e 16.611 mortes por Covid-19

Do total de casos confirmados há o registro de 568.956 pessoas recuperadas e 16.611 óbitos confirmados, o que significa uma taxa de letalidade de 2,79%.
Dinake Nubia
24/05/2021, 17h36
imagem
Foto: Reprodução

Dados do boletim epidemiológico divulgado na tarde desta segunda-feira (24/5), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), apontam que Goiás já registra 596.785 casos e 16.611 mortes por Covid-19. Somente nas últimas 24 horas, 1.391 pessoas foram contaminadas e 52 morreram em decorrência da doença.

Do total de casos confirmados há o registro de 568.956 pessoas recuperadas e 16.611 óbitos confirmados, o que significa uma taxa de letalidade de 2,79%. Há 303 óbitos suspeitos em investigação.

De acordo com o mapa de calor por incidência de casos confirmados, Goiânia é o município goiano que registra a maior quantidade de casos, totalizando 156.75. Em seguida estão os municípios de Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Catalão, Trindade e Anápolis. 

Em relação ao número de mortes, o mapa de mortalidade por Covid-19 mostra que Goiânia também é o município com maior quantidade de óbitos, sendo 4.765 até o momento, registrados desde o início da pandemia. Em seguida estão as cidades de Aparecida de Goiânia e Anápolis.

Mapa de Risco

A Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) atualizou, na última sexta-feira (21/5), o mapa de calor da Covid-19. Em relação ao mapa da semana anterior, cinco das 18 regiões analisadas apresentaram melhora. Agora, oito regiões estão em situação de calamidade (pior nível), sete em situação crítica (nível intermediário) e três em alerta (melhor nível).

Vacinação contra Covid-19 em Goiás

Um levantamento realizado pela SES-GO apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 1.303.474 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Em relação à segunda dose, foram vacinadas 617.843 pessoas. Esses dados são preliminares e coletados no site Localiza SUS do Ministério da Saúde.

Conforme pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), as Secretarias Municipais de Saúde devem registrar, de forma obrigatória, as informações sobre as vacinas administradas no módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI Covid-19).

Em relação às vacinas, o Estado de Goiás já recebeu 2.652.280 doses de imunizantes, sendo 1.351.530 da CoronaVac, 1.224.700 da AstraZeneca e 76.050 da Pfizer.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Aproveite! imagem
+eventos
Confira os eventos disponíveis na cidade!
  • continuelendo
  • +lidas
1 Capotamento deixa cinco feridos na BR-040, em Luziânia

2 Mãe é indiciada após matar e colocar fogo em corpo de bebê, em Anápolis

3 CCJ rejeita retirada de pauta da PEC da Reforma Administrativa

4 Covid-19: Aparecida inicia vacinação de trabalhadores da educação nesta t...

5 Goiás registra 596.785 casos e 16.611 mortes por Covid-19

1 Acidente entre ambulância e caminhão deixa feridos na BR-060, em Santo Antônio do Descoberto

2 Suspeito teria enviado mensagens para a namorada após matar o sogro, em Goiânia

3 Padrasto de acusado de matar dono de farmácia é preso em Goiânia

4 Dono de farmácia é baleado pelo genro dentro do estabelecimento, em Goiânia

5 Bombeiros encontram corpo de um dos desaparecidos no Lago Serra da Mesa

maislidas
1
Suspeito teria enviado mensagens para a namorada após matar o sogro, em Goiânia
2
Padrasto de acusado de matar dono de farmácia é preso em Goiânia
3
Dono de farmácia é baleado pelo genro dentro do estabelecimento, em Goiânia
4
Bombeiros encontram corpo de um dos desaparecidos no Lago Serra da Mesa
Dia Online
Goiânia/GO

Entre em contato pelo telefone (62) 3988-6112 ou através do nosso formulário de contato.

SIGA-NOS:
imagem
imagem
imagem
imagem
Editorias
  • Esportes
  • Goiás
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Trânsito
Institucional
  • Anuncie no Dia Online
  • Aplicativos Smartphone
  • Contato
  • Reclame no Dia
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao Vivo
© 2020 diaonline.com.br - Todos os direitos reservados.
Dia Online é parceiro do Portal IG