As blitzes do programa Balada Responsável abordaram cerca de 400 motoristas no primeiro dia de retomada da ação, em Goiânia. O programa foi retomado pelo Departamento Estadual de Transito de Goiás (Detran-GO) nesta terça-feira (18/5).
A ação desenvolvida pelas Gerências de Educação de Trânsito e de Fiscalização do Detran-GO e pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) aconteceu em dois locais diferentes da capital.
Segundo o Detran-GO, a fiscalização estava suspensa devido a pandemia da Covid-19. Das pessoas abordadas, sete foram autuadas por estarem dirigindo sob efeito de álcool, oito foram flagradas com veículo não licenciado e cinco autuadas por dirigir sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
De acordo com o Detran-GO, o programa retornou com adaptações para evitar a disseminação da Covid-19. Os policiais utilizarão o próprio smartphone e não manusearão os documentos físicos dos condutores.
O condutor só é convidado a sair do veículo se apresentar sinas de embriaguez, para fazer o teste do bafômetro, ou se os policiais acharem alguma irregularidade.
O Detran-GO afirma que o etilômetro usado para os testes possui bocal descartável, que elimina o risco de contaminação. Além disso, o ar não retorna ao bocal, evitando que o condutor aspire qualquer partícula presente no aparelho, que será higienizado a cada teste.
Motorista flagrado pela Balada Responsável dirigindo bêbedo pagará multa de R$ 2.934,70
De acordo com o Departamento de Trânsito, o condutor que for flagrado dirigindo sob o efeito de álcool, ou que se negar a fazer o teste do bafômetro, será autuado e terá que pagar multa no valor de R$ 2.934,70, além de responder um processo que pode resultar na suspensão de 12 meses do direito de dirigir. O veículo também ficará retido até que seja apresentado outro motorista habilitado.
O Detran-GO ainda explica que quando o etilômetro acusa valor igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar, ou o exame de sangue apresentar resultado igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue, o motorista será enquadrado em crime de trânsito e além das punições ele será preso em flagrante.