No mês de conscientização para redução de acidentes de trânsito, a Prefeitura de Goiânia lançou uma campanha com foco na faixa de pedestre, mas a falta de sinalização tem causado transtornos para os pedestres em Goiânia.
No lançamento da campanha Maio Amarelo com a temática “Eu respeito a faixa, eu respeito a vida: pratique no trânsito”, a prefeitura afirmou que o objetivo é conscientizar cidadãos sobre o respeito e uso desta sinalização, além de tornar Goiânia uma referência no Brasil no respeito à travessia. Entretanto, moradores do Jardim América e Jardim Nova Esperança denunciam a falta da sinalização em cruzamentos importantes nos respectivos bairros.
Falta de sinalização em Goiânia
No Jardim Nova Esperança, no cruzamento da Avenida Central com as avenidas Sol Nascente e Comercial, moradores denunciam que, apesar de ter semáforo para pedestre, não há faixa de pedestres no local, o que também dificulta a travessia, pois motoristas não dão o devido espaço para os pedestres passarem.
No Jardim América, o problema se repete próximo ao Cepal, onde são realizadas feiras livres as quintas e domingos. De acordo com moradores da região, no cruzamento da Avenida C-104 com a C-105 existe uma rotatória, que está totalmente sem sinalização. “Naquela esquina é uma pequena rotatória, mas nem sinal de rotatória tem mais. Gera dificuldade para os motoristas e também para os pedestres, que muitas vezes atravessam correndo com medo de acidentes, pois lá não tem faixa para travessia.”, afirma um morador.
Diferentemente do Nova Esperança, na região noroeste, neste cruzamento não há semáforo para pedestres. “Eu moro aqui perto e as vezes deixo de ir na feira sozinha pois não consigo atravessar rápido e tenho medo de ser acidentada.”, diz uma idosa de 69 anos, moradora do Jardim América.
A reportagem do Dia Online entrou em contato com a Prefeitura de Goiânia e com a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) e aguarda retorno. O espaço segue aberto.
Denúncias e sugestões podem ser feitas para nossa equipe através do WhastApp (62) 9 9636 5920. Conte-nos como está no seu bairro.