A Prefeitura de Goiânia deve publicar, nesta terça-feira (27/4), um decreto com novas determinações para funcionamento das atividades econômicas na capital. O último decreto foi publicado na quinta-feira (22/4), quando houve a flexibilização de atividades.
Inicialmente, uma das mudanças apontadas é o retorno de eventos corporativos e o funcionamento de feiras, bares, restaurantes e outras atividades consideradas não essenciais durante o fim de semana.
Outra medida discutida é quanto ao funcionamento de bares e restaurantes, que podem ter o horário de abertura ampliado, sendo de domingo à quinta-feira, das 11h às 0h, e às sextas e sábados das 11h às 01h da madrugada. Músicos, possivelmente, também poderão aumentar durante a apresentação.
O Sindicato de Bares e Restaurantes do Município de Goiânia (Sindibares) informou que a abertura será boa para o setor e “tem trabalhado reforçando com todos associados importância de cumprir os protocolos e campanhas com clientes orientando também para cumprir as regras.”.
As medidas devem ser autorizadas desde que sigam os protocolos sanitários para prevenção e combate à disseminação da Covid-19. O novo decreto com as regras determinadas para os próximos dias deve ser publicado na noite desta terça-feira (27/4).
Sindibares fala sobre expectativa do novo decreto da Prefeitura de Goiânia
Veja a nota na íntegra divulgada pelo Sindibares:
O Sindibares Goiânia está com boas expectativas para algumas mudanças a partir desta semana. O presidente do sindicato, Newton Pereira, afirma que tem tido um excelente diálogo com a prefeitura, por meio do secretário de governo, Arthur Bernardes. “O prefeito Rogério Cruz, abriu um canal de diálogo semanal, onde o setor produtivo tem sido ouvido com muita responsabilidade” destaca Newton.
Com a redução das taxas de ocupação de leitos de UTI o Sindibares Goiânia solicitou novas flexibilizações. Entre elas:
Ampliação do horário de funcionamento de domingo a quinta-feira para que bares e restaurantes possam ficar abertos as 11h à meia noite. E sexta e sábado das 11h à 1 hora da manhã. Outra solicitação é ampliação do número de músicos, obedecendo um distanciamento entre eles no palco. Dependendo do tamanho do espaço podendo chegar até 4 artistas.
O Sindibares também representa buffets infantis e casas de festas. Também solicitou a reabertura desses espaços com limitações e protocolos. “Essa tem sido uma grande demanda também do setor, temos discutido constantemente com a prefeitura sobre essa possibilidade”
O Sindicato também afirmou que está na expectativa para liberação de eventos corporativos.
Casos de Covid-19 em Goiânia
Até a tarde desta segunda-feira (26/7), segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Goiânia tem 144.903 casos confirmados e 138.829 recuperados da covid-19, o que representa 96% do número dos infectados. Conforme o estudo, 97% dos infectados são da população em geral e 3% de profissionais da saúde, totalizando 144.903 infectados.
Em relação ao número de óbitos, a cidade já registra 4.338, somente nas últimas 24 horas foram 485 novos casos e 19 óbitos por coronavírus. A maioria das mortes são de pessoas do sexo masculino, com 2.477 óbitos, representando 57% do total, enquanto as mulheres somam 1.861 vítimas fatais, com 43%. Quanto a faixa etária, a maioria das vítimas fatais têm idade superior a 60 anos, totalizando 3.167 mortes, 73% do total. Em seguida estão pessoas de 40 a 59 anos (22%) e 20 a 39 anos (5%).