A Prefeitura de Goiânia realiza, nesta quinta-feira (15/4), mais uma ação de testagem rápida do antígeno da Covid-19. Os testes serão feitos por agendamento, que pode ser feito no Site da Secretaria Municipal de Saúde a partir desta quarta-feira (14/4).
Para agendar, o usuário precisa, apenas, inserir os dados solicitados e escolher entre as unidades que disponibilizam o atendimento. Podem fazer o teste pessoas acima de 12 anos que não apresentem sintomas. Pessoas sintomáticas, por sua vez, devem procurar uma das 42 unidades de saúde aptas para realizar o teste RT-PCR. O resultado é liberado em até 24h e pode ser visualizado pela internet, conforme orientação das equipes coletoras.
A testagem tem por objetivo identificar assintomáticos para, a partir da orientação quanto ao isolamento, quebrar a corrente de transmissão. O modelo de agendamento tem como objetivo evitar aglomerações e longo tempo de espera nos locais de testagem.
Ações de testagem rápida da Covid-19, em Goiânia
De acordo com a prefeitura, atualmente são realizados 13.650 testes por semana, considerando os procedimentos feitos nas unidades de saúde e testagem ampliada. Semanalmente, são feitos 5.250 testes de antígeno, modalidade na qual o resultado sai em 20 minutos. O montante inclui tanto aqueles feitos nas unidades de saúde, para efeito de encaminhamento do paciente, quanto nas ações de testagem ampliada.
As unidades de saúde também efetuam os testes do tipo RTPCR, que detectam o vírus em pessoas sintomáticas. O exame, com coleta de swab naso/orofaringe, tem resultado apresentado em até 24 horas e o paciente pode visualizá-lo pela internet. Em média, 8.400 testes desta modalidade são feitos em 42 unidades de saúde da capital. O teste é indicado para pacientes sintomáticos que procuram atendimento médico. Não há necessidade de agendamento.
Dados do informe epidemiológico desta terça-feira (13/4) apontam que Goiânia já conta com 137.877 casos confirmados de Covid-19, somente nas últimas 24 horas foram registrados 830 novas infecções. Do total, 132.013 encontram-se recuperados.