A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia informou na manhã desta quinta-feira (1/4) que interrompeu a vacinação contra Covid-19 devido a falta de doses. Desta forma, está suspensa até a próxima semana a aplicação da primeira e segunda dose.
De acordo com a Prefeitura de Goiânia, mais doses estão previstas para chegar na próxima segunda-feira (5/4). Como os lotes são enviados pelo Ministério da Saúde primeiramente ao governo estadual e, depois aos municípios, a secretaria ainda vai fazer o planejamento dos grupos contemplados.⠀
Até o momento, a secretaria informou que 240.305 mil doses foram aplicadas, sendo 206.588 Coronavac e 33.717 AstraZeneca, referentes à primeira e segunda dose. A maioria da população vacinada são os idosos, contemplando 3,9% da população, seguidos dos trabalhadores de saúde.
Goiânia já registra 133.148 pessoas contaminadas, sendo que 3.647 morreram em decorrência da doença. Do total de confirmações, 11.227 pacientes encontram-se internados na rede municipal de saúde e 4.989 em leitos de UTIs. O município soma 127.707 recuperados da Covid-19.
Goiás deve receber nesta sexta-feira (2) novas doses de imunizantes para vacinação contra Covid-19
O governador Ronaldo Caiado informou na manhã desta quinta-feira (1/4) que Goiás deve receber uma nova remessa com mais de 260 mil doses de vacina contra Covid-19. Esta é a décima remessa enviada para o Estado deve chegar na madrugada desta sexta-feira (2/4).
“Tem mais vacina chegando para nosso Estado! São 266.800 mil novas doses, sendo 241.800 da CoronaVac e 25.00 da AstraZeneca. […] E seguimos trabalhando para trazer ainda mais doses para nossa gente.”, escreveu nas redes sociais.
Até o momento, Goiás já recebeu 966.980 doses de imunizantes, sendo 809.280 da CoronaVac e 157.700 da AstraZeneca.
Como fazer o agendamento em Goiânia
Moradores de Goiânia partir de 18 anos podem se cadastrar no aplicativo “Prefeitura 24 horas” para receber a vacina contra a Covid-19. O cadastro teve início no último dia 23 de março. Por enquanto, o agendamento só está liberado para idosos.
Para realizar o agendamento, é necessário ter login e senha de acesso ao aplicativo Prefeitura 24 horas e preencher o pré-cadastro clicando no ícone “Agendamento Vacina Covid-19”. Caso o cidadão se enquadre nos critérios de vacinação estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização e esteja contemplado no cronograma, será disponibilizada a tela de agendamento. Será possível escolher data, hora e local de vacinação. Após o agendamento, o usuário receberá um e-mail de confirmação.
Os cidadãos que não tiverem condições de usar o aplicativo poderão se dirigir aos postos de vacinação espontaneamente, conforme cronograma, para serem vacinados, porém a recomendação é para que façam o agendamento que vai garantir mais segurança a sociedade e o cumprimento das medidas necessárias de enfrentamento à pandemia.