Os novos decretos publicados pelas prefeituras de Goiânia e Região Metropolitana na tarde deste sábado (27/2), proíbem a realização de cultos e missas pelos próximos sete dias. De acordo com o novo documento, estão liberados apenas atendimentos individuais e por agendamento. “Vedada a realização de missas, cultos, celebrações e reuniões coletivas”, diz trecho do documento.
Durante entrevista coletiva neste sábado, o governador Ronaldo Caiado afirmou os prefeitos têm respaldo do Estado. “Nós estamos fazendo um esforço sobre-humano, ocupando todo o espaço hospitalar para instalar novas UTIs. As equipes médicas estão sobrecarregadas e não conseguem ampliar o trabalho doado”, disse.
As novas medidas restritivas foram tomadas devido ao agravamento da situação epidemiológica em Goiânia e na Região Metropolitana, como o aumento do número de casos, mortes e demandas por vagas de UTI. Durante entrevista nesta sexta-feira (26/2), Caiado afirmou: “ninguém quer causar prejuízo, queremos salvar vidas.”.
Decretos de Goiânia e Região Metropolitana proíbem cultos e missas, mas liberam jogos de futebol
O texto dos novos decretos permitem a realização de jogos de futebol pelos próximos sete dias, mas desde que sigam os protocolos recomendados. “Durante o período de que trata o caput deste artigo fica autorizada a realização das partidas de competições profissionais de futebol, desde que sejam cumpridas todas as normas da Confederação Brasileira de Futebol(CBF) e Federação Goiana de Futebol (FGF), sem a presença de público.”
Em 2020, um dos primeiros decretos publicados pelo Governo de Goiás proibiu a realização de jogos e atividades nos clubes. Os clubes ficaram sem jogar cerca de 40 dias e os treinos só foram retomados no fim de maio, por causa de um decreto municipal de Goiânia. O Goianão 2020 foi paralisado e retomado em janeiro deste ano. O Goianão 2021 começa neste domingo (28/2).
Confira na íntegra o decreto da Prefeitura de Goiânia clicando neste link.