O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou ampliação de cobertura vacinal contra Covid-19 prioritariamente para idosos entre 80 e 84 anos com aplicação de 67,9 mil doses. Essa ampliação será possível devido a chegada de 53,5 mil porções da AstraZeneca e 28,8 mil da CoronaVac.
“Poderemos chegar a atingir até os 79 anos de idade. Eu peço aos prefeitos que vacinem dentro da faixa etária e sem fazer concessões”, solicitou Caiado.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, informou que as vacinas começam a ser distribuídas hoje (25/2) para as 18 regionais. “Cem por cento dos imunizantes da AstraZeneca serão para a dose 1”, explicou. Já as 28,8 mil da CoronaVac serão repartidas. “Metade fica guardada para garantir a segunda [aplicação] de quem recebeu a primeira”, complementou.
Na próxima terça-feira (2/3), Caiado terá uma reunião com o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Pogóssovitch. “Vamos sentar e discutir a capacidade de entrega do governo russo e a de produção da empresa União Química”, detalhou. Além do contato direto com representantes estrangeiros, o governador tem negociado com donos de laboratórios para adquirir mais imunobiológicos.
Covid-19 em Goiás: Caiado espera autorização de R$ 60 milhões para compra de vacinas
Foi aprovado em primeira votação, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto de lei (PL) nº 4008/21, que autoriza o Executivo, por meio do Fundo Estadual de Saúde (FES), a utilizar R$ 60 milhões do orçamento para a compra de vacinas contra a Covid-19. A matéria foi enviada à Casa pelo governador Ronaldo Caiado e apreciada em caráter de urgência. “Fizemos um cálculo médio e, com esse valor, atingimos 1 milhão de doses”, destacou o governador.
Após lido em plenário e apreciado na Comissão Mista, o PL seguiu para votação em sessão extraordinária. O texto foi aprovado por unanimidade, com 28 votos favoráveis.