O Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) vota hoje, terça-feira (9/2), a suspensão do feriado de carnaval no estado. Caso os parlamentares aprovem a matéria enviada pelo poder Executivo, neste ano de 2021 não será decretado ponto facultativo na segunda-feira (15/2) e o feriado na terça-feira (16/2) também fica suspenso.
Os deputados votarão a proposta após o presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira (PSB), assinar, na tarde de sexta-feira (5/2), o Ato de Convocação Extraordinária, já publicado no Diário Oficial da Casa, para que os parlamentares iniciem, hoje, a votação da suspensão do feriado de carnaval no estado de Goiás.
A Secretaria de Estado da Casa Civil encaminhou o pedido na quinta-feira (4/2), à Alego. Segundo a Casa, a medida é mais uma ação dos Poderes em Goiás para o enfrentamento da emergência sanitária decorrente da pandemia de covid-19, e foi anunciada pelo próprio governador, Ronaldo Caiado (DEM), numa live na sexta-feira, 29 de janeiro.
Também será colocada em pauta de votação nesse período uma matéria de iniciativa da Alego que regulamenta a suspensão do feriado de carnaval.
O governo do Estado argumenta que a suspensão do feriado deve evitar a ocorrência de aglomerações de pessoas, comuns no período festivo de carnaval e, também, o deslocamento de pessoas que buscam, principalmente, as cidades turísticas do estado para passar a folia, como Caldas Novas e Pirenópolis.
Cancelamento municipal
Sem esperar o movimento do governo de Goiás, alguns municípios que tradicionalmente atraem público no carnaval resolveram se adiantar e já suspender o feriado. Entre as cidades que decidiram não promover o carnaval para evitar aglomerações estão:
- Goianésia
- Goiânia
- Caldas Novas
- São Simão
- Três Ranchos
- Cidade de Goiás
- Pirenópolis
- Caiapônia