Maior evento calçadista do Estado de Goiás, e um dos maiores do Brasil neste setor, a Goiâniacal acontece desde a última terça-feira (26/1), no Centro de Convenções da capital de Goiás. Para que fosse possível, as normas sanitárias estabelecidas por autoridades a nível municipal, estadual e federal tiveram de ser cumpridas à risca. O evento é voltado para lojistas e com público menor, para preservar expositores e clientes. Organizadores esperam que R$ 70 milhões em negócios circulem até sábado (30/1), e que a economia goiana seja reaquecida.
Antes da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a Goiâniacal era realizada quatro vezes por ano, mas com a crise sanitária em nível nacional, os organizadores decidiram por cancelar os eventos previstos para 2020. Um estudo técnico, realizado por profissionais contratados, definiu toda a forma de realização do evento.
“Nós ficamos um ano inteiro sem fazer o evento, e realizamos estudos técnicos, para identificar a melhor maneira. Toda a logística, montagem, forma de atendimento, enfim, a realização da Goiâniacal foi mudada para se adequar ao novo normal, porque entendemos que a economia é importante, mas essencial é a segurança das pessoas”, descreve o sócio proprietário, Marciovan Evangelista.
Evento
O local escolhido foi o Centro de Convenções, com 5 mil metros quadrados, mas a Goiâniacal reduziu o número de expositores, para aumentar a metragem dos stands. A intenção é fazer com que as pessoas possam cumprir todas as exigências, como o distanciamento mínimo de dois metros quadrados.
“Os stands têm capacidade monitorada e auditada desde o credenciamento, para atender a distância mínima entre as pessoas. Além do mais, um representante atende um cliente por vez, sem aglomeração. Nosso público alvo é o lojista, ou seja, o consumidor final já não tem acesso ao local do evento. Para termos ainda mais segurança, todas as pessoas são credenciadas antes. Nós fomos além de ter a aferição de temperatura obrigatória na entrada, totens com álcool em gel 70% e o fornecimento de máscaras faciais, uma rotina do dia a dia das pessoas”, descreve o sócio proprietário, Hélio Vicente.
Mais de 400 marcas nacionais e internacionais são expostas nesta 12ª edição do evento. A Goiâniacal é um evento voltado para aquecer a economia do Estado de Goiás em toda a cadeia produtiva, desde lojistas, representantes comerciais, fábricas de vestuário e calçados de todo o Brasil.