Dois dos 14 pacientes com covid-19 que foram transferidos de Manaus, no Amazonas, para Aparecida de Goiânia, em Goiás, vieram a óbito. O primeiro foi de uma mulher de 58 anos, que morreu na tarde de ontem, segunda-feira (25/1). O segundo, de um homem de 46. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia.
Os 14 pacientes chegaram ao Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (Hmap) na madrugada do dia 19 de janeiro deste ano, uma vez que o governo de Manaus tem transferido pacientes para outros estados devido ao colapso do sistema de saúde que o Amazonas enfrenta, provocado pela pandemia.
No entanto, na tarde de ontem, um dos pacientes que chegaram ao Hmap, uma mulher de 58 anos, apresentou piora no quadro de saúde e faleceu menos de 12 horas depois. Às 7h36 de hoje, um homem de 46 anos que estava na unidade de terapia intensiva (UTI) também acabou não resistindo.
Internação
Segundo informações da Secretaria de Saúde, dos 12 pacientes vindos de Manaus, até as 10h desta terça-feira, 26 de janeiro de 2021, 5 estão na UTI. Destes, quatro estão em ventilação mecânica e um está em respiração espontânea com uso de máscara facial e sob ventilação não invasiva.
Os outros sete pacientes estão na enfermaria, sendo três em uso de oxigênio de baixo fluxo e quatro sem necessidade de oxigênio.
Ainda conforme a secretaria, todos os 12 estão isolados dos pacientes locais e sendo tratados por equipes exclusivas. A pasta ressalta que a comunicação dos pacientes vindos de Manaus com seus familiares é feita por videochamadas realizadas nos próprios leitos.