A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje, domingo (17/1), por unanimidade, os pedidos de uso emergencial no Brasil das vacinas Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac, e AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a Fiocruz. Com isso, e após o aval do Ministério da Saúde, o governador Ronaldo Caiado avisou hoje que vai pessoalmente a São Paulo nesta segunda receber as doses de vacina contra a covid-19 destinadas ao estado de Goiás.
Segundo Caiado, Goiás receberá, inicialmente, 7% das doses de vacina adquiridas pelo Brasil. Mais cedo, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, já havia adiantado que o Ministério da Saúde, em conjunto com a Defesa Nacional, começará a distribuir os imunizantes na segunda-feira (18/1), já pela manhã.
Veja o texto publicado por Caiado:
“Nossa luta para termos #vacinaparatodos deu certo, minha gente, e ela está chegando de forma justa para todos os estados. Amanhã cedinho estarei embarcando para São Paulo e me encontrarei com o ministro da Saúde Eduardo Pazuello, onde irei receber pessoalmente as vacinas que serão aplicadas nos goianos. Nesse primeiro momento, as pessoas pertencentes ao grupo de risco serão priorizadas, mas esse já é o primeiro passo para garantir nossa imunização. Vejam só, inicialmente vamos receber 7% das doses adquiridas pelo Brasil. Vocês não tem ideia da minha felicidade! Ainda assim, o momento é de cautela e devemos continuar seguindo todos os protocolos de prevenção. Vamos vencer esta pandemia.”