A Prefeitura de Goiânia anunciou a criação de uma força-tarefa para proteger as famílias que foram afetadas pelas fortes chuvas que se abateram sobre a capital no último sábado (9/1). Inundações e alagamentos foram registrados em dezenas de lugares na cidade, levando prejuízo e medo para a população.
Segundo um comunicado da prefeitura, os moradores de uma área de alagamento no Setor Sudoeste serão transferidos para um abrigo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social e o monitoramento em tempo real de 21 áreas de risco.
Além disso, haverá intensa limpeza nas ruas por parte da Comurg, além de um mapeamento feito pela Defesa Civil.
Veja o comunicado na íntegra
“Após as fortes chuvas que atingiram a capital no final da tarde deste sábado (9/1),a Prefeitura de Goiânia mobilizou uma força-tarefa para proteger as pessoas afetadas, limpar e recuperar as áreas atingidas.
Entre as medidas adotadas pelo Poder Público Municipal para minimizar os impactos causados pelo temporal estão a transferência de moradores de uma área de alagamento no Setor Sudoeste para um abrigo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social e o monitoramento em tempo real de 21 áreas de risco.
Além do mapeamento realizado pela Defesa Civil, servidores da Comurg já estão nas ruas realizando a limpeza das vias alagadas. Até o momento, a Companhia já atendeu 17 chamados para o recolhimento de árvores e galhadas.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos também disponibilizou duas equipes para vistoriar os pontos mais atingidos. A pasta também destacou outras duas equipes com 18 caminhões cada para realizar serviços de tapa-buracos a partir do início da semana.
A resposta rápida da Prefeitura de Goiânia visa garantir a proteção da população e reduzir danos e prejuízos. Por isso, o trabalho da força-tarefa se estenderá ao longo deste final de semana e a Defesa Civil continuará monitorando e emitindo alertas sobre as condições meteorológicas.
Por fim, é importante destacar que Goiânia apresentou uma precipitação pluviométrica atípica em diversos setores, principalmente nos bairros adjacentes ao Setor Campinas. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (CIMEHGO), foram 70 milímetros em apenas uma hora de chuva.”