Foi aprovado o projeto de lei de reforma administrativa enviado pelo prefeito Iris Rezende (MDB) nesta terça-feira (22), na Câmara Municipal de Goiânia. Com isso estão previstos a criação de duas novas secretárias e o desmembramento de duas outras pastas em quatro.
Além disso, há previsão para a criação do cargo de secretário executivo, com salário de R$ 12 mil, em cada uma das pastas da gestão da capital.
Novas secretárias
No projeto está previsto a criação da Secretaria de Esportes, que terá foco no apoio, desenvolvimento e no incentivo às práticas esportivas no município. Outra estrutura prometida pelo prefeito eleito foi a Secretaria Municipal de Relações Institucionais, que será responsável pela captação de recursos junto ao Governo Federal.
Uma das principais novidades da gestão será a criação do Escritório de Prioridades Estratégicas, que ficará responsável pelo planejamento e pela implantação dos projetos de grande impacto da gestão, bem como pela desburocratização, gestão por processos, gestão de resultados, modernização e a análise de políticas públicas.
Toda a estrutura administrativa também passará a contar com secretários executivos para auxiliar os titulares das pastas e deixa-los livres para as discussões e elaborações de políticas complexas.
Outra novidade é que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia, dará lugar à pasta de Desenvolvimento e Economia Criativa e à Secretaria de Inovação e Tecnologia.