O plano de vacinação do Ministério da Saúde (MS), divulgado na última segunda-feira (01\11), informa que em torno de 25% da população goiana, vai ter prioridade na primeira etapa, estimativa é que a 1,8 milhão de pessoas sejam vacinadas. O processo será dividido em quatro fases.
Outro ponto divulgado é a previsão para o início da primeira etapa, que deve acontecer em março de 2021. A expectativa da MS, é que toda a população esteja vacinada até o fim do ano. Os grupos prioritários que vão participar das quatros etapa são: idosos, profissionais na área da saúde, indígenas, pessoas com comorbidades, professores, policiais, bombeiros, socorristas, agentes prisionais e população carcerária.
De acordo com os dados, a divisão desses grupos será realizada da seguinte forma:
1º fase
Profissionais de saúde, idosos (a partir dos 75 anos), pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições e a população indígena.
2º fase
Grupos entre 60 e 74 anos
3º fase
Pessoas com doenças crônicas ou alguma comorbidade que são vulnerais a covid-19
4º fase
Funcionários do sistema prisional, professores, forças de segurança e salvamento e população privada de liberdade
Plano de vacinação
Com a divulgação mesmo sem data definida, o município goiano já prepara formas de acelerar o processo de vacinação. A ideia é usar sistemas já usados durante a pandemia como: Drive-thru, estruturas de escolas municipais, tendas e também aplicações em casa para pessoas com dificuldade de locomoção.