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Goiás

Após decreto, servidores de Goiás retomarão trabalho presencial

Conforme o decreto de nº 9.751, os titulares dos órgãos públicos deverão promover, a partir do dia 7 de dezembro, próxima segunda-feira, o retorno dos funcionários
Dia Online
02/12/2020, 09h12
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Foto: Reprodução

Um decreto assinado pelo governador Ronaldo Caiado, no último dia 30 de novembro, determina o retorno dos servidores estaduais de Goiás ao ambiente de serviço convencional. Conforme o decreto de nº 9.751, os titulares dos órgãos públicos deverão promover, a partir do dia 7 de dezembro, próxima segunda-feira, o retorno dos funcionários que haviam sido colocados em teletrabalho ao longo da pandemia.

O decreto de Caiado dispõe sobre  as  medidas  de  gestão  de  pessoas  do  Poder  Executivo  do  Estado  de  Goiás durante a situação de emergência em saúde pública. O documento diz que os  titulares de órgãos e entidades da administração  direta, autárquica e fundacional  do Poder Executivo devem promover, contando da data mencionada, “o  retorno ao ambiente laboral dos servidores públicos colocados no regime de teletrabalho ou no de desocupação funcional por calamidade pública”.

No entanto, a medida não se aplica aos servidores do grupo de risco da covid-19, ou seja, com 60 anos ou mais, portadores de imunodeficiência, gestantes ou com doenças preexistentes crônicas ou graves, além de servidoras lactantes que tenham filhos de até 12 meses.

Medidas de segurança

Ainda de acordo com o decreto estadual, a entrada nas dependências dos órgãos e entidades somente será permitida mediante triagem, aferição de temperatura e com a utilização de máscara de proteção facial. “Esta será de responsabilidade da pessoa, assim como o cuidado relativo ao seu uso, armazenamento e descarte”.

Além disso, será disponibilizado materiais de higienização, como álcool em gel 70%, nos principais pontos de circulação na unidade, além de sabonete líquido, água potável e papel toalha aos servidores e aos visitantes.

No ambiente de trabalho, copas e refeitórios deverá ser respeitado o distanciamento mínimo de 2 metros entre os postos, com a possibilidade de ser de 1 (um) metro se os servidores e os atendentes estiverem devidamente paramentados.

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Goiás

Prefeitura inicia nova fase do BRT em Goiânia

Devido ao início da obra, o trânsito no trecho entre a Couto Magalhães e Laudelino Gomes, teve que ser alterado
Dia Online
02/12/2020, 09h42
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Foto: Prefeitura de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Infraestrutura de Serviços (Seinfra), informou que começou hoje, quarta-feira (2/12), a nova etapa do trecho 1 do BRT, na Avenida 4ª Radial. Devido ao início da obra, o trânsito no trecho entre a Couto Magalhães e Laudelino Gomes, teve que ser alterado.

Conforme a Seinfra, iniciados no final de junho deste ano, já foram concluídos os pavimentos rígido e flexível e a rede de drenagem da pista direita da via, entre as avenidas Circular e Couto Magalhães e a previsão é concluir esses serviços nesse último trecho, (Couto Magalhães/Laudelino Gomes), até o dia 20 de dezembro.

O processo licitatório do trecho 1 do BRT teve orçamento de mais de R$ 85 milhões e foi fechado com deságio de cerca de 21%, por R$ 67,3 milhões, recursos provenientes do Orçamento Geral da União. O investimento está previsto no Plano Plurianual 2018-2020 e na Lei de Diretrizes Orçamentárias vigente.

De acordo com o projeto do sistema BRT Norte-Sul, o trecho a ser construído corresponde a 5,1 km de extensão e está localizado entre o Jardim Nova Era, em Aparecida de Goiânia (Terminal Cruzeiro), e o Setor Pedro Ludovico, em Goiânia (Terminal Isidória). Esse trecho 1 é composto por uma trincheira, dois terminais de integração aos ônibus comuns (Terminal Cruzeiro e Terminal Correios) e cinco estações de embarque e desembarque.

Segundo a Seinfra, também integram as obras de construção do trecho a requalificação de 9,6 quilômetros de calçadas, pavimentação de 4,8 quilômetros de vias e sinalização viária de 4,8 quilômetros. O prazo para conclusão é de 18 meses.

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Educação

UFG debate retorno das aulas presenciais depois de determinação do MEC

Decisão do MEC divulgada no Diário Oficial da União, pede o retorno das aulas já no mês que vem
Beatriz Borges
02/12/2020, 14h23
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Foto: reprodução

O Ministério da Educação (MEC), determinou a volta das aulas presenciais das universidades federais a partir de 4 de janeiro de 2021. Às aulas foram suspensas em março, devido a pandemia causada pela covid-19.

A decisão publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (02\12), também revoga a permissão que as aulas online sejam contadas como dias letivos. A Universidade Federal de Goiás (UFG), que tinha informado ontem que iria manter o  formato online, no primeiro semestre de 2021. Agora vai estudar a  nova decisão do MEC.

Já o Sindicato dos Docentes das Universidades de Goiás (Adufg), divulgou uma nota de repúdio contra a decisão da portaria do MEC “Medida irresponsável que coloca a vida dos estudantes e profissionais uma vez que a pandemia de Covid-19 não está sob controle” diz o texto.

Leia a nota completa:

A diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) repudia, de forma veemente, a Portaria nº 1.030, publicada pelo Ministério da Educação, que determina o retorno das aulas presenciais nas instituições federais de ensino superior, a partir de 4 de janeiro de 2021. A medida é extremamente irresponsável e coloca em risco a vida dos estudantes e profissionais que atuam nestas instituições, uma vez que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) está longe de ser controlada.

Somente nas últimas 24 horas, 697 pessoas foram mortas pela doença no Brasil, chegando ao total de 173.862 óbitos desde o começo da pandemia. O País tem 6,3 milhões de diagnósticos de Covid-19. A média móvel nos últimos sete dias foi de 38.154 novos casos diários, o que representa uma variação de 35% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de alta nos diagnósticos.

De acordo com a portaria, as instituições devem adotar um protocolo de biossegurança. No entanto, não há um único modelo estatístico ou protocolo sanitário capaz de garantir a vida dos estudantes, dos profissionais que atuam nas instituições de ensino e de seus familiares. Causa estranheza falar em protocolo sendo que o próprio Governo Federal anunciou cortes orçamentários para despesas básicas nas universidades para o próximo ano. Ou seja, na prática, a portaria do MEC significa colocar milhões de brasileiros em situação de risco para o coronavírus.

O sindicato sabe da importância do ambiente acadêmico para o direito à educação, mas entende que a preservação da vida deve ser prioridade. Desde o início da pandemia, o governo do presidente Jair Bolsonaro trata a doença com descaso. O mandatário, de forma frequente, minimiza os efeitos da Covid-19 e choca o País com comentários insensíveis. Recentemente, disse que o Brasil “tem que deixar de ser um País de maricas”, desrespeitando totalmente a dor dos que perderam familiares e amigos. Também já comemorou a suspensão de testes de uma vacina contra o vírus.

Bolsonaro considera a pandemia superdimensionada, não usa máscara de proteção e estimula que a população faça o mesmo, desrespeita medidas de prevenção à doença, promove aglomerações e debocha da tragédia das famílias que perderam seus parentes. É inaceitável que um presidente se comporte como uma espécie de emissário da morte.

Importante destacar que, mesmo diante da pandemia, os professores não ficaram parados. Ao longo dos últimos meses, os docentes se reinventaram e adotaram o ensino remoto para que os estudantes não ficassem sem aula. Todos estão empenhados na luta pelo ensino público, gratuito e de qualidade.

Por fim, o Adufg-Sindicato informa que seu departamento jurídico já foi acionado. A entidade tomará todas as medidas legais necessárias para impedir mais uma medida equivocada e autoritária do governo Bolsonaro.

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Economia

O que é preciso avaliar na hora de escolher uma corretora forex?

As corretoras possuem diferentes formas de negociação do serviço de forex, portanto, é essencial que você pesquise quais são as taxas e quais as oportunidades, das corretoras que você tem em mente, praticam.
Dia Online
02/12/2020, 14h30
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Fonte: Pixabay

Com o crescimento do mercado de investimentos dos últimos anos, houve uma expansão de possibilidades para quem quer começar ou já trabalha com forex. A corretora forex é parte essencial do investimento, pois é a partir dela que serão feitas as negociações.

Atualmente, existem uma infinidades de empresas especializadas e, para quem está iniciando, pode ser um desafio escolher qual corretora a se trabalhar. Há alguns pontos importantes a serem avaliados que fazem toda a diferença. Neste artigo, você irá conhecer o que é preciso identificar para escolher as melhores corretoras de forex.

O mercado Forex

O Forex é um mercado financeiro que movimenta trilhões de dólares por dia, sendo considerado o maior mercado financeiro atualmente. Diferente da bolsa de valores, este mercado não conta com pregões intercalados e, sim, um pregão único que acontece o dia todo (24h), de segunda à sexta.

Para aplicar o dinheiro no forex, é preciso a mediação das Corretoras, que são encarregadas de analisar as ordens enviadas pelos aplicadores e encaminhar ao mercado. Por essa responsabilidade, as corretoras cobram taxas que podem variar conforme a atuação, funcionalidades e outros.

Como avaliar uma corretora forex?

O mercado de câmbio ou Forex (Foreign exchange) movimenta trilhões de dólares diariamente, sendo atualmente, o maior mercado financeiro. Isso é suficiente para você entender a importância de escolher uma boa corretora.

Atualmente, há sites especializados que avaliam as corretoras Forex e assim facilitar a vida dos Traders. De acordo com o Portal Trading no Brasil, as corretoras Etoro, XTB e Avatrade são atualmente as que possuem a melhor avaliação do mercado. A corretora etoro possui uma avaliação de 4.9/5.0 e que mostra toda a sua força de mercado.

Porém, é importante destacar que cada investidor analisa as corretoras de uma maneira diferente.  Portanto, é claro que escolher entre as melhores corretoras de Forex pode ser um desafio, afinal, basta fazer uma pesquisa rápida na internet e é possível descobrir que existem centenas, senão, milhares de empresas especializadas em corretagem forex, mas, afinal o que é necessário avaliar para escolher uma boa corretora forex?

Confira os principais quesitos.

Confiabilidade – Como saber se a corretora é confiável?

Se você vai tratar de dinheiro, pesquisar a confiabilidade da corretora é parte essencial nessa avaliação. Com tantas opções, é muito comum pessoas caírem em golpes porque não prestaram atenção em detalhes importantes.

Para saber se uma corretora forex é confiável, é relevante verificar se a empresa está registrada legalmente no país de origem. Aqui no Brasil, há poucas corretoras e é possível que você demore para encontrar alguma corretora brasileira, no entanto, você pode se atentar para o registro de licenciamento no país da corretora que você está pesquisando.

Há muitas empresas europeias e lá há uma legislação específica para regulamentação de empresas de corretagem forex. Conhecer a confiabilidade da empresa pode levar algumas horas de pesquisa, mas vale a pena, afinal, você está buscando fazer um investimento.

Pesquise a reputação da empresa

A reputação da corretora é uma das formas mais rápidas de você entender se aquela pode ser sua corretora ou não. Com tantos sites de avaliações, uma corretora que não possui avaliação na internet é um mal sinal.

Busque por sites específicos de avaliação de corretoras e você terá alguma resposta sobre a empresa que está buscando, outra alternativa são fóruns e blogs. Existem muitos fóruns e blogs especializados e você pode buscar por resenhas e dicas.

Na busca pela reputação da empresa de corretagem, é comum que você encontre comentários positivos e negativos, afinal, todas possuem clientes que tiveram boas e más impressões. Faça um apanhado e identifique as que possuem comentários mais positivos que negativos e quais os pontos fracos apontados.

Entre em contato com a empresa

Entrar em contato com a empresa que você está avaliando pode ser parte fundamental do processo de escolha. Aproveite para verificar se há uma resposta em tempo razoável, se há chat ou quais são os meios disponíveis para falar com o consumidor.

A parte de atendimento ao consumidor é um quesito muito interessante de avaliar, afinal, a corretora forex que não possui um com suporte ao cliente pode ser uma furada. Por isso, conheça algumas dicas para utilizar adequadamente uma corretora Forex. É comum também que as empresas especializadas em forex invistam em bom atendimento ao cliente, por isso, fique atento às possibilidades das empresas que você está em vista.

Pesquise as taxas e regras de funcionamento

As corretoras possuem diferentes formas de negociação do serviço de forex, portanto, é essencial que você pesquise quais são as taxas e quais as oportunidades, das corretoras que você tem em mente, praticam.

Outro ponto importante são as políticas e ferramentas. Cada plataforma possui a sua. Faça uma pesquisa sobre quais as atualizações, qual o delay das cotações. Esses são dados fundamentais para avaliar, portanto, esteja bem atento.

Faça um teste

Quer melhor forma de testar uma corretora do que usar na prática? Atualmente, a maioria das plataformas oferece um teste prático com uma conta de demonstração para novos usuários.

Faça um teste prático e confira a usabilidade na prática. Se sentir dificuldade, entre em contato com a empresa e tire todas as dúvidas.

Essas são algumas das dicas que você pode usar para avaliar uma corretora forex. Lembre-se que é importante dedicar um tempo para fazer uma comparação e decidir a melhor plataforma para a sua necessidade.

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Economia

Dropshipping: novas plataformas, mais vendas

As inovações não param: hoje é possível fazer tudo pelo celular e até ter uma loja sem estoque. O dropshipping está chegando com força
Dia Online
02/12/2020, 14h33
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Foto: reprodução.

Aos poucos, o conceito de dropshipping vai ganhando forças no mercado brasileiro, que ainda está um pouco mais para trás em relação às inovações do e-commerce do que seus pares macroeconômicos da comunidade internacional, mas o empreendedor daqui começa a perceber que um novo modelo de negócios pode ser justamente a solução para uma crise que incomoda já há anos.

O primeiro passo para entender o potencial do uso de plataformas multiconectadas e ingresso em sistemas de venda descentralizados e semi-independentes, portanto, é entender a ideia do dropshipping em si.

Novas faces de e-commerce

Colocando em termos bem simples, o conceito de drop shipping é um passo natural que vem em seguida ao boom do e-commerce, algo que está sem percebido no Brasil há pelo menos duas décadas de franco crescimento. Essa primeira modernização foi a que colocou empresas tradicionais na internet, através de simples versões online de seus respectivos varejos.

O mercado já foi muito além disso, naturalmente. O dropshipping enquanto ideia mostra bem isso: é o conceito de descentralizar a cadeia de venda através de parcerias estratégicas, isto é, transferir tarefas e delegar responsabilidades a parceiros terceirizados que vão assumir cada um uma parte do processo.

Uma loja tradicional que ingressa no e-commerce recém-chegada do mercado varejista ou atacado tradicional tende a meramente reproduzir seu modelo de negócios trocando o balcão pela tela digital. Isso significa que produção, embalagem, logística de distribuição, controle de estoque, marketing, venda e pós-venda – um, vários ou todos eles, note – eram de responsabilidade de uma mesma parte.

O dropshipping é a inversão dessa ideia, pode-se dizer; ao invés de controlar tudo, o vendedor final (quase sempre um revendedor, na verdade) se preocupa apenas com marketing, comunicação e pós-venda, ou seja, a parte que diz respeito diretamente ao cliente. O que for produção, estocagem, logística interno e envio, por outro lado, ficam por conta dos parceiros.

Cada vez mais surgem novos nomes no que diz respeito a isso, uma vez que o Brasil representa um mercado produtor e consumidor gigantesco para o mundo, considerando seus recursos, seu poderio populacional, seu mercado interno e outros fatores macroeconômicos.

Uma das empresas que está disponível para o empreendedor brasileiro explorar enquanto parceira estratégica na área do dropshipping é a Topdser, parceira oficial da megaempresa chinesa AliExpress, que já representa um dos nomes mais fortes no varejo mundial. A Topdser representa um a solução voltada para as operações e a produtividade de lojas de todo porte, escopo e atuação.

Como fica fácil perceber, o parceiro é parte primordial de toda a cadeia de vendagem, por isso saber escolher com sabedoria qual será o eleito para essa missão passa por uma seleção séria e que deve considerar diversos critérios: capacidade e controle de estocagem, comunicação, processamento logístico, velocidade da cadeia de produção e muito mais.

Tendências de dropshipping

O dropshipping oferece algumas possibilidades empolgantes para as lojas. A primeira delas é a possibilidade de se conectar com fornecedores do mundo todo – vide o que as soluções que a Topdser oferece através da AliExpress.

Além dessa janela de importação e inovação mercadológica, o método drop shipping também está relacionado à modernização da cadeia de produção em si. Contar com o parceiro certo para isso pode representar, por exemplo, a automação de diversas áreas da cadeia produtiva.

O mais importante, porém, é a capacidade de o parceiro de drop shipping tirar pesos das costas dos vendedores, que podem se dedicar à divulgação, comunicação e eventual resolução de problemas no pós-venda.

É importante notar que, com ou sem dropshipping, o mercado muitas vezes pode ficar saturado em suas áreas de atuação por simples excesso de oferta. Isso significa que um fator que já é sensível aos consumidores, o preço, passa a ser o potencial fiel da balança de um negócio fechado ou abandonado.

O drop shipping entra, também, como potencial redutor de custos, e por isso o revendedor pode se dar ao luxo, por exemplo, de aplicar descontos ou usar cupons e brindes para não apenas conquistar o cliente, como fidelizá-lo, algo essencial no e-commerce tanto quanto no varejo tradicional.

Há como personalizar as entregas e criar um branding?

É natural que uma pergunta surja depois de entender o conceito de dropshipping ser apresentado: se uma loja vende um produto que não passa por suas mãos, importa saber o nome, história e localização dessa loja? Ou em outras palavras, há como criar a ideia de branding e fortalecer sua marca nessas operações?

Com a Topdser sim. A plataforma ainda oferece a possibilidade de usar o logo de sua loja na fita, na caixa ou embalagem usada para o frete, estabelecendo a presença de sua iniciativa no pacote que chegará na porta do cliente. Como essa função está nas mãos da loja, você não precisará se preocupar com criar etiquetas, imprimir milhares delas e ter o trabalho de personalizar cada entrega.

Conclusão

Não é preciso ser especialista em economia para entender uma regra de mercado muito simples: quem deixa de atender as demandas dos clientes fica para trás e desaparece, simples assim. A tendência do momento, não há dúvidas, é o dropshipping, e não ficar atento às novas exigências dos consumidores é mais do que um risco – é um passo na direção do abismo.

Saber reconhecer essas necessidades, portanto, é o primeiro passo, e algumas delas independem de área de atuação ou porte do negócio: transparência no processo, agilidade extrema, preços competitivos e a preparação para solução imediata de quaisquer problemas que surgirem ao longo da cadeira produtiva e a venda final.

Quem sabe reconhecer, portanto, que as novas necessidades do mercado não representam uma crise, e sim um desafio cujas soluções já estão postas na mesa, está um passo à frente da concorrência e um passo mais próximo da adequação do seu modelo de negócios para as próximas décadas de um mercado que tende a estar cada vez mais saturado, competitivo e exigente em todas as partes.

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