Em uma reunião com o governador Ronaldo Caiado, realizada na última terça-feira (24), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, explicou os procedimentos e o desenrolar do projeto da malha ferroviária que está prevista para atender a região central do país. Segundo o ministro, com o andamento das obras da Ferrovia Norte-Sul entre Ouro Verde, em Goiás, e Estrela d’Oeste, em São Paulo, construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) e a implementação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), o estado de Goiás poderá contar com até três saídas para o escoamento da produção, quando todas as obras estiverem finalizadas.
Ainda conforme Tarcísio, essas saídas para o escoamento da produção serão os Porto de Santos, o Porto de Itaqui (MA) e o Porto de Ilhéus (BA).
A reunião também abordou a implementação de um Centro de Excelência de Tecnologia Ferroviária, em Anápolis, a situação da BR-153, conhecida como Belém-Brasília e a viabilidade de o aeroporto de Anápolis passar a operar com aviões cargueiros.
Já quanto ao centro destinado à tecnologia em ferrovias, o ministro destacou que “o projeto em Anápolis é sensacional. A estrutura proporcionada pelo governo local é de 1º mundo. Pretendemos viabilizar a operação dele já no primeiro semestre do ano que vem”, planejou.
Por fim, Tarcísio também explicou a situação da BR-153, que está com o projeto para concessão sob análise do TCU. A previsão é que o projeto vá a leilão no 2º trimestre de 2021, com o primeiro ciclo de obras voltado para a duplicação da estrada.