Caiado se reúne com ministro da Infraestrutura para tratar de malha ferroviária do Centro-Oeste
Em uma reunião com o governador Ronaldo Caiado, realizada na última terça-feira (24), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, explicou os procedimentos e o desenrolar do projeto da malha ferroviária que está prevista para atender a região central do país. Segundo o ministro, com o andamento das obras da Ferrovia Norte-Sul entre Ouro Verde, em Goiás, e Estrela d’Oeste, em São Paulo, construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) e a implementação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), o estado de Goiás poderá contar com até três saídas para o escoamento da produção, quando todas as obras estiverem finalizadas.
Ainda conforme Tarcísio, essas saídas para o escoamento da produção serão os Porto de Santos, o Porto de Itaqui (MA) e o Porto de Ilhéus (BA).
A reunião também abordou a implementação de um Centro de Excelência de Tecnologia Ferroviária, em Anápolis, a situação da BR-153, conhecida como Belém-Brasília e a viabilidade de o aeroporto de Anápolis passar a operar com aviões cargueiros.
Já quanto ao centro destinado à tecnologia em ferrovias, o ministro destacou que “o projeto em Anápolis é sensacional. A estrutura proporcionada pelo governo local é de 1º mundo. Pretendemos viabilizar a operação dele já no primeiro semestre do ano que vem”, planejou.
Por fim, Tarcísio também explicou a situação da BR-153, que está com o projeto para concessão sob análise do TCU. A previsão é que o projeto vá a leilão no 2º trimestre de 2021, com o primeiro ciclo de obras voltado para a duplicação da estrada.
Justiça condena candidato de Formosa por derrame de santinhos na rua
A Justiça Eleitoral, em acolhimento a um pedido do Ministério Público Eleitoral, condenou o candidato a vereador de Formosa, Marcos Goulart de Araújo, ao pagamento de multa no valor de R$ 8 mil em razão de derrame de folhetos de propaganda política, os famosos ‘santinhos’, em cinco locais de votação do município ou em vias próximas, no dia das eleições.
Em sua alegação contra o candidato, o Ministério Público relata que Marcos Goulart, responsável direto pela posse, guarda e distribuição de seu material eleitoral e posterior limpeza e destinação de resíduos gerados, “anuiu e foi diretamente beneficiado com o derramamento de santinhos”.
Ainda segundo o órgão, o material de divulgação foi espalhado nas vias próximas aos locais de votação, mais precisamente nas Escolas Municipais Liãozinho, Professora Lícia de Castro Trindade, Madalena Mendes, Maria das Dores Barbosa de Queiroz e Domingos Jesus Guimarães, o que é vedado pela legislação.
O MP narra que entre as 8h25 e as 12h06 do dia 15 de novembro deste ano, os santinhos foram flagrados lançados ao chão, nas vias de acesso e em frente a esses locais de votação, os quais contêm fotos e o número do representado.
O magistrado que julgou o caso observou que a configuração da propaganda irregular, além do crime ambiental e do crime eleitoral, decorre de uma interpretação conjunta da Lei das Eleições e da Resolução TSE n° 23.610/2019. Segundo ele, a legislação eleitoral permitiu a distribuição de material gráfico, entre outras atividades, apenas até as 22 horas do dia 14 de novembro, tendo, assim, ficado demonstrada a propaganda irregular do candidato representado.
Black Friday terá plantão de ações dos fiscais do Procon
Ao longo dessa semana, principalmente na sexta-feira (27/11), a economia será movimentada pela data representada por grandes promoções em todos os setores do comércio, a Black Friday. O evento, que acontece todo ano em todo o mundo na última sexta-feira de novembro, terá pela primeira vez atendimento in loco dos fiscais do Procon. O órgão ficará instalado em três shoppings de Aparecida de Goiânia e Goiânia.
Além disso, os ficais trabalharão em regime de plantão, e poderão se deslocar para outras regiões para verificação de infrações. Segundo o Procon, as práticas mais recorrentes nesse período são a maquiagem de preços, que os comerciantes elevam os valores na véspera da Black Friday para simular desconto, e a não entrega de produtos aos clientes que o adquiriram.
Para combater ações como essas, as centrais de atendimento do órgão serão reforçadas. As denúncias poderão ser feitas pelo telefone 151 ou pelo site do Procon Goiás. O superintendente da entidade, Allen Viana, explicou como irá funcionar a fiscalização “Como essa é uma data muito esperada para alavancar o comércio, que amarga uma crise histórica em decorrência da pandemia, esperamos que os fornecedores sejam conscientes e respeitem o Código de Defesa do Consumidor. A ação nos shoppings, que recebem um fluxo considerável de consumidores, tem caráter inédito. Nosso foco será dar uma resposta quase que imediata àqueles que nos acionarem, uma vez que estaremos em pontos estratégicos”.
Polícia Civil prende suspeito de crimes de furto e roubo a residências
O Grupo de Repressão a Roubos (GARRA), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), efetuou a prisão temporária de Leandro de Freitas Pereira, de 32 anos, na última segunda-feira (23/11). O suspeito tem mais de 15 passagens pelos crimes de furto e roubo a residência, e no dia 19 de outubro invadiu uma moradia no bairro Parque Oeste Industrial a fim de roubar.
Sob ameaça, o investigado e outro suspeito fizeram a vítima entregar diversos pertences, dois notebooks, uma caixa de som JBL, um relógio, um colar de ouro, uma pulseira, uma mochila e um celular.
Após investigações da Deic, Leandro foi preso na cidade de Abadia de Goiás, onde estava escondido na casa do pai. O indivíduo que estava foragido e cumpria pena no regime semiaberto, já tinha em seu nome um mandado de prisão definitiva.
Segundo a Polícia Civil, parte dos objetos roubados na residência do Parque Oeste foram recuperados pela equipe policial. As averiguações seguem para efetuar a prisão do comparsa.