Com vitória de Biden nos EUA, mercados internacionais têm alta generalizada
As Bolsas da Ásia fecharam em alta generalizada nesta segunda-feira, 9, após a confirmação da vitória do democrata Joe Biden na eleição presidencial dos Estados Unidos. O bom humor na Ásia veio após a apuração das urnas nos EUA confirmar no sábado, 7, que Biden será o 46º presidente da maior economia do mundo. Embora o atual presidente, Donald Trump, ainda não tenha reconhecido a derrota e pretenda questionar o resultado eleitoral na Justiça, o momento é de apetite por risco.
A corrida eleitoral americana também deixou a questão da covid-19 em segundo plano. Nos últimos dias, os EUA vêm relatando mais de 100 mil novos casos diários. Já na Europa, vários países adotaram novas medidas de confinamento em uma ofensiva dos governos locais para conter a doença.
Também no fim de semana, foram divulgados dados mistos da balança comercial da China. Na comparação anual de outubro, as exportações chinesas saltaram 11,4%, superando a previsão de analistas, de alta de 9%, enquanto as importações subiram 4,7% no período, abaixo da estimativa de acréscimo de 8,3%.
O índice acionário japonês Nikkei subiu 2,21% em Tóquio, a 24.839,94 pontos, atingindo o maior nível desde o fim de 1991, enquanto o Hang Seng avançou 1,18% em Hong Kong, a 26.016,17 pontos. O sul-coreano Kospi se valorizou 1,27% em Seul, a 2.447,20 pontos, e o Taiex registrou ganho de 1,19% em Taiwan, a 13.127,47 pontos.
Na China continental, o Xangai Composto teve alta de 1,86%, a 3.373,73 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto, de 2,25%, a 2.333,46 pontos.
Na Oceania, a Bolsa australiana foi também impulsionada pelo desfecho da eleição americana, e o S&P/ASX 200 avançou 1,75% em Sydney, a 6.298,80 pontos.
Bolsas da Europa
Os mercados acionários europeus abriram em alta nesta manhã, refletindo a confirmação do democrata Joe Biden como o 46º presidente dos Estados Unidos. A alta é generalizada a despeito do avanço da segunda onda de covid-19 na Europa. No mundo, já são mais de 50 milhões de casos, conforme a universidade americana Johns Hopkins.
Às 5h30, no horário de Brasília, a Bolsa de Londres tinha alta de 1,29%, a de Frankfurt subia 1,40% e a de Paris apresentava avanço de 1,65%. A Milão tinha alta de 1,56% e as de Madri e Lisboa de 1,46% e 1,69%, nesta ordem.
Petróleo
Os contratos futuros do petróleo operam no azul na manhã desta segunda-feira, também refletindo a vitória do democrata Joe Biden nos EUA. O desfecho das urnas norte-americanas deixa a preocupação com a covid-19, que afeta a demanda pela commodity, em segundo plano. Por volta das 5h45 (de Brasília), o barril do petróleo WTI para dezembro tinha alta de 0,75% na Nymex, a US$ 37,89, enquanto o do Brent para janeiro avançava 0,75% na ICE, a US$ 40,20.
Greve dos ônibus é suspensa em Goiânia
A greve de motoristas dos ônibus que circulam em Goiânia e na Região Metropolitana que estava prevista para hoje, segunda-feira (9/11), foi suspensa. A decisão foi divulgada após uma audiência realizada no último domingo (8/11) entre o sindicato dos trabalhadores do transporte coletivo, o Sindcoletivo, e o sindicato das empresas de ônibus, o Set. Mesmo sem um acordo, a categoria profissional decidiu segurar a greve até a próxima audiência, na quinta-feira (11/11).
Entre as reinvindicações, os motoristas do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano de Goiânia e Região Metropolitana (SindColetivo) pedem um reajuste no salário de 6% e no ticket alimentação de 10%. As negociações estão sendo realizadas há algum tempo, mas o Set já adiantou que não cederá ao pedido do sindicato dos trabalhadores.
Ontem, domingo, o presidente do sindicato do Sindicato das Empresas de Transporte Público e Passageiros de Goiânia e Região metropolitana (Set), Adriano Oliveira, lamentou a falta de um acordo definitivo e informou que o sindicato das empresas fez sua proposta de reajuste de 3,75% para os salários e 5% para o ticket alimentação, “entendendo a necessidade dos trabalhadores e dentro do que a crise econômica agravada pela pandemia permitiu”.
Ainda não houve acordo com o Sindcoletivo, mas a categoria decidiu suspender a greve pelo menos até a próxima quinta-feira, dia 11 de novembro, quando uma nova audiência deve acontecer.
Maguito Vilela apresenta melhora e sai da entubação
Internado com covid-19 no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde a última semana de outubro, o candidato a prefeito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), apresentou um positivo quadro de melhora e foi extubado, ou seja, não respira mais por ventilação mecânica invasiva.
Conforme informativo divulgado pela assessoria de Maguito, o procedimento de extubação foi realizado na manhã do último domingo (8/11) e, agora, Maguito se encontra acordado, “consciente e recebe suporte ventilatório não invasivo para auxiliar na respiração”. “Os demais sinais vitais estão todos preservados”.
Maguito Vilela tem 71 anos e testou positivo para o coronavírus no último dia 20 de outubro. Dois dias depois, foi internado em um hospital de Goiânia. No dia 27, foi transferido para São Paulo. Já no dia 30, foi entubado após piora no quadro respiratório.
Em nota, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), que apoia o adversário político de Maguito nas eleições, Vanderlan Cardoso (PSD), comemorou a melhora do emedebista. Veja abaixo:
“Recebi, com muita alegria, a notícia de que o ex-governador Maguito Vilela apresentou melhora na inflamação causada pela Covid-19 e deixou a intubação neste domingo (08/11). Segundo informações do médico que o acompanha em tratamento no Hospital Albert Einsten, em São Paulo, ele está acordado, consciente e com sinais vitais preservados.
Seguimos com nossas orações para o breve restabelecimento de Maguito Vilela para que possa, o quanto antes, estar de volta ao convívio de seus familiares e amigos, com as bênçãos de Deus.”