Fies: inscrições para vagas remanescentes são retomadas hoje
As inscrições para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referentes ao segundo semestre de 2020, serão retomadas hoje (26). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), há cerca de 50 mil inscrições ainda não preenchidas nas edições de 2020 dos processos seletivos regulares do fundo.
As inscrições serão realizadas exclusivamente na página do Fies na internet. Nessa etapa, poderão se inscrever tanto os candidatos não matriculados em instituição de educação superior, como também os já matriculados, mas que buscam uma oportunidade para financiar a continuidade dos estudos.
Cursos
Segundo o MEC, hoje e amanhã (27) a oferta será exclusivamente para os cursos de áreas do conhecimento prioritárias, como cursos de Saúde, Engenharias, Licenciaturas e Ciência da Computação.
Já as inscrições de candidatos não matriculados em instituição de educação superior poderão ser realizadas até as 23h59 do dia 3 de novembro. “E para quem já está matriculado no curso, turno e instituição para a qual deseja se inscrever para tentar o financiamento, o prazo termina às 23h59 do dia 27 de novembro”, complementa a nota divulgada pelo MEC.
A centenas de pessoas que tentaram se inscrever para as vagas remanescentes acabaram gerando instabilidade no sistema eletrônico usado para a inscrição no Fies. Diante dessa situação, o MEC optou por prorrogar o cronograma do processo de ocupação dessas vagas.
O Fies é o programa do governo federal que facilita o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas. Criado em 1999, ele é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).
O primeiro é operado pelo governo federal, sem incidência de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa; o percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino. Já o P-Fies funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.
Maguito Vilela amplia vantagem sobre Vanderlan Cardoso, aponta pesquisa
A segunda rodada da pesquisa Diagnóstico/Sagres indicou que o candidato à Prefeitura de Goiânia do MDB, Maguito Vilela, ampliou sua vantagem sobre o segundo colocado e já conta com 30,1% das intenções de voto, enquanto Vanderlan Cardoso, do PSD, tem 24,8%.
A última pesquisa do Instituto Diagnóstico e divulgada pelo Sistema Sagres no dia 19/10 mostrou um empate técnico entre os candidatos. Maguito apresentava 27,5% das intenções de voto, enquanto Vanderlan tinha 25,6%. Já a candidata Delegada Adriana Accorsi (PT), teve 13,9%. A segunda rodada da pesquisa mostra, portanto, um aumento de intenções de voto para Maguito.
Levando em consideração os limites da margem de erro da pesquisa, de 3,9 pontos percentuais, Maguito pode oscilar entre 26,2% e 34%. Já Vanderlan pode apresentar variação entre 20,9% e 28,7%.
Já a terceira colocada, Delegada Adriana Accorsi, do PT, aparece com 10,2% das intenções de voto. Na rodada anterior, Adriana figurava com 13,9%.
Polícia de Goiás prende trio suspeito de golpe em casa lotérica da Bahia
A Polícia Civil de Goiás prendeu três homens suspeitos de envolvimento em um golpe aplicado numa casa lotérica no interior do estado da Bahia, e que gerou ao estabelecimento um prejuízo de mais de R$ 63 mil.
A prisão foi realizada pelo Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (GREF/DEIC). A equipe de policiais civis já vinha investigando um grupo que atuava em Goiás e, após uma troca de informações com a Polícia Civil da Bahia, conseguiu confirmar a participação de alguns deles no crime que vitimou a casa lotérica baiana.
De acordo com a polícia de Goiás, na ocasião, três deles foram presos em flagrante na quarta-feira (21/10), sendo eles um agenciador de contas bancárias e dois laranjas que emprestaram as contas para recebimentos dos valores produto do crime.
Pelo menos outros 13 suspeitos já foram identificados após a instauração do inquérito policial e novas prisões podem ocorrer a qualquer momento. Os três indivíduos, que tiveram sua prisão em flagrante convertida em prisão preventiva, foram recolhidos na Casa de Prisão Provisória. Já as investigações devem ser encerradas nos próximos dias.
O golpe
Conforme a polícia, o golpe tem feito vítimas no país inteiro e funciona da seguinte forma: um dos criminosos se passa por gerente da lotérica e, em uma mensagem de aplicativo, informa a algum atendente que um técnico de TI da Caixa Econômica entrará em contato para fazer atualizações nos sistemas.
Logo em seguida, o falso técnico entra em contato com o mesmo atendente e diz ter feito atualização remota e, para testar se as atualizações foram feitas, pede para que sejam realizadas diversas transações, como depósitos, transferências e pagamento de boletos, sob a justificativa de ser uma simulação, mas as transações são reais.
Por fim, segundo a polícia, para que não se perceba imediatamente o golpe, o impostor pede que os equipamentos sejam desligados e religados após 15 minutos, que é o tempo suficiente para que os valores depositados e transferidos, geralmente para contas de laranjas, sejam sacados ou pulverizados em outras contas, impedindo a recuperação.